Procissão do Senhor dos Passos

azeitao

Como acontece há centenas de anos em Azeitão, teve lugar a procissão do Senhor dos Passos, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos. A tarde de celebração começou com a Santa Missa, presidida pelo padre Marco Belchior, pároco de Fernão Ferro, convidado pelo Pe Luís Ferreira, prior de Azeitão.

Lá dentro, na Homília, o Padre Luís Ferreira pegou no salmo do dia: «Esta geração anseia por ti Senhor», para descrever as motivações da presença dos fiéis naquele dia. Um dia que relembra todos os Santos da Igreja, todos aqueles humildes que o Senhor chamou mais de perto para nos ajudar nessa procura de Deus.

No final da Eucaristia, a imagem do Senhor dos Passos saiu, e desta feita no lado de fora da capela o silêncio manteve-se. A procissão percorreu as ruas de Azeitão, como agradecimento da população desta comunidade pelo facto de ter sido poupada à catástrofe do terramoto de 1755, numa expressão em tudo semelhante à de outras paróquias da nossa diocese. Um agradecimento que se tem perpetuado ao longo do tempo, e que promete revitalizar-se.

Bruno Máximo Leite

08 de Novembro de 2011