Simplicidade e humildade

cacilhas

Foi no passado dia 1 de Novembro que, mais uma vez, o povo de Cacilhas honrou Nossa Senhora do Bom Sucesso. Depois de uma semana com diferentes momentos de oração, as festas culminaram com a Missa solene em honra da padroeira e com a procissão pelas ruas da cidade. Este ano, o sermão junto ao Rio Tejo foi pregado pelo Padre Daniel Miguel, um dos mais novos sacerdotes da diocese de Setúbal e originário de Almada.

Para os cacilhenses, este foi um ano diferente. Habituados a ver a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso sair da Igreja embelezada com o seu manto e com as suas jóias, este ano a imagem apresentou-se aos fiéis muito mais simples. De acordo com o pároco, Padre João Luís Paixão, o momento de dificuldade que o país atravessa justificou a decisão.

«A imagem de Nossa Senhora saiu com a sua simplicidade. Neste momento de dificuldade considerámos que era ostensivo trazer a imagem repleta de jóias quando tantos cacilhenses e portugueses passam fome e passam necessidade. Foi assim que Nossa Senhora, desta vez, quis sair à rua. Para dizer que partilha dos vossos problemas ao passar pelas vossas casas e pelas ruas que todos vós atravessais todos os dias», disse o pároco aos fiéis.

Par a marcar, de uma forma ainda mais acentuada, a fome e a miséria que muita gente em Cacilhas está, de facto, a passar, a procissão passou junto ao Centro Paroquial lembrando assim todos que ali se dirigem para pedir ajuda.

Jesus, o «Bom Sucesso»

Já depois da bênção das águas e das embarcações, o Padre Daniel Miguel proferiu o sermão ao povo reunido junto ao Tejo. «Este ano, eu, como cada um de vós, neste meu primeiro ano de sacerdócio, venho junto desta Mãe pedir-Lhe o Bom Sucesso. Convosco me faço peregrino desta Senhora e peço-Lhe que abençoe este almadense», disse o sacerdote.

E interpelou os fiéis: «Mas, que Sucesso é este que a Mãe tem para dar aos seus filhos? Que Sucesso é este que cada um veio pedir a Maria? Sabemos que a Senhora não tem ouro, nem prata, nem jóias, não tem dinheiro para nos dar. Hoje apresenta-se despojada num sinal que nos provoca, nos interroga, nos quer dizer qualquer coisa».

Em momentos de crise como os que se atravessam, o Padre Daniel Miguel disse que cada um deveria pedir a Maria que ajudasse a descobrir o tesouro verdadeiro para avida: «O segredo do bom sucesso da vida de cada um de nós, da nossa família, da nossa terra e do nosso país, não é o código de um cofre ou conta bancária, não é o pin para ligar um telemóvel de última geração. O segredo é bem diferente. O segredo, sabemo-lo nós cristãos, é o Seu próprio filho que ela traz nos braços, é Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou por nós ao terceiro dia. Peçamos, hoje, a Maria, este ‘Sucesso’ porque o ‘Sucesso’ que Ela nos dá é eterno, é o sucesso de uma vida feliz».

Anabela Sousa

08 de Novembro de 2011