Em dia de festa de aniversário, o Padre Horácio Noronha convidou os antigos párocos: o Padre José Afonso Marques Pinto (que não pôde estar presente, pois na sua actual paróquia estava a receber o Senhor Bispo em visita pastoral) e o Padre José Vicente Martins que esteve presente, concelebrou e falou mais uma vez, e longamente, à comunidade que diz não esquecer e por ela rezar todos os dias.
Presidiu à celebração o Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese. No final da celebração, apresentou-se à comunidade um grupo de jovens que escolheu como lema “Corações em Ascensão”, querendo com ele manifestar o seu objectivo de caminhar para Cristo Rei, ajudando a comunidade a fazer este mesmo caminho “ascencional”. Seguiu-se um almoço partilhado e, mais tarde, um tempo de adoração e oração na igreja de S. Sebastião.
Em meados dos anos 50, a ermida da Mãe de Deus e dos Homens estava em plena ruína, desde a implantação da República. O Padre José Vicente do Carmo, director espiritual no Seminário de Almada, dirigiu a reconstrução e passou a haver ali a celebração dominical. Mais tarde, o reitor do santuário de Cristo Rei, o Padre Norberto Martins, SJ, criou as condições para que aquele, então “vicariato”, viesse a ser paróquia. E assim aconteceu em 1976: D. Manuel Martins criou a nova paróquia do Pragal, colocada sob a protecção de Cristo Rei. No domingo de Cristo Rei de 2011, a paróquia esteve em festa a celebrar o aniversário, dando graças pelo passado e comprometendo-se com Cristo no presente e para o futuro.