Formação do clero

sem_almada

s Jornadas de formação do Clero realizaram-se nos passados dias 24, 25 e 26 de Janeiro, no Seminário de Almada, e foram orientadas pelo padre Salvador Pié-Ninot de Barcelona e professor de eclesiologia da Universidade Gregoriana, tendo participado a maior parte do clero presente na Diocese.

Este professor conduziu uma releitura de dois documentos conciliares fundamentais: a constituição dogmática sobre a Igreja (Lumen Gentium) e a constituição pastoral sobre as relações da Igreja com o mundo (Gaudium et Spes). A escolha deste tema prendeu-se com a aproximação da comemoração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, em 12 de Outubro de 1962.
Salvador Pié-Ninot fez os estudos na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma, tendo-se doutorado, em 1971, com a tese “A Palavra de Deus nos Livros Sapienciais”. É dos teólogos mais conhecidos em Eclesiologia, a nível internacional. É Professor ordinário de Teologia fundamental e de Eclesiologia na Faculdade de teologia da Catalunha, em Barcelona, e convidado na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.
Participou como perito na preparação do Sínodo sobre o laicado em 1987, no IV Simpósio luterano-católico de 1988 e na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos de 5 a 26 de Outubro, sobre o tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

28 de Janeiro de 2012