Ordenação de um novo diácono

ordenkibeto1

No dia 22 de Janeiro, Alberto José Kibeto, missionário angolano da Congregação dos Claretianos, foi ordenado diácono pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, na Igreja paroquial de São Sebastião. Desde maio de 2011, que se encontra a trabalhar nas comunidades de São Sebastião e do Sagrado Coração de Maria, passando a estar agora ao serviço da igreja, caminhando até ao sacerdócio.

A viver a festa do padroeiro, a paróquia de São Sebastião, em Setúbal, culminou as suas celebrações com a ordenação de um diácono que se prepara para o sacerdócio. «A paróquia esperou por este momento de festa para poder juntar outra grande alegria, a ordenação do diácono Alberto, dando uma importância maior ao dia de São Sebastião», referiu o Padre Victor Portugal, pároco de São Sebastião.
O prelado, na sua homília, falou da beleza que aquele dia representava, pegando em três exemplos de santidade. Primeiro o padroeiro da freguesia, São Sebastião, «um homem que deu um testemunho de fé, num contexto bem difícil de perseguição que se vivia à época, defendendo sempre a sua fé e nunca renegando a Cristo, o que o levou ao martírio», disse. O segundo exemplo foi dado pelo fundador da congregação do novo diácono, S. António Maria Claret, que como bispo parte para Cuba, onde defende os escravos, através da sua coragem e fé. Por fim, o terceiro exemplo, São Vicente, o santo do dia, que foi diácono e também ele mártir por não ter renegado a cruz. «Encontramos na igreja leigos, sacerdotes, diáconos que encontram a sua resposta de fé em Jesus Cristo e não perderam a força, apesar da perseguição e tempos adversos», disse.
Sobre esta ordem da Igreja o bispo lembrou que o diácono lembra aquilo que a Igreja deve ser: Serva e Pobre.
O Diácono Alberto Kibeto é natural de Luanda (Angola) e nasceu a 7 de Abril de 1977. Foi batizado em 1993 e entrou no Seminário Claretiano em 1997. Em 2003 foi para a República Democrática do Congo, em Kinshasa, onde cursou Filosofia na Universidade Saint Augustin, e em 2006 partiu para a República dos Camarões onde cursou Teologia na Escola Teológica Saint Cyprien de Ngoya, até 2009. Professou perpetuamente na Congregação no dia 17 de Setembro de 2009. Em Junho de 2010 regressou para Angola, com destino a Portugal. Ingressou na Comunidade Claretiana de Setúbal no dia 4 de Maio 2011. Encontra-se a realizar o seu estágio pastoral na Paróquia de São Sebastião e Quase-Paróquia do Coração de Maria.

Bruno Máximo Leite

28 de Janeiro de 2012