Falta formação ao Povo de Deus

bamonte

O Padre Francesco Bamonte, exorcista oficial da Diocese de Roma (Itália) esteve em Setúbal e foi o orador do seminário sobre esoterismo, magia e ocultismo que decorreu no Montijo, no passado Sábado, dia 28 de janeiro. Um dia de reflexão que o sacerdote italiano espera ter sido um contributo importante para a criação de argumentos de combate dos católicos face ao esoterismo e ocultismo, de forma a poderem lutar contra eles.

«A cada dia que passa – dizia o Padre Francesco Bamonte logo no início do seminário – somos bombardeados pelos meios de comunicação. A nossa sociedade está a passar por uma espécie de lavagem ao cérebro onde as pessoas são levadas a não terem medo do que é demoníaco. E a minha experiência de exorcista diz-me que a ação do demónio está hoje, infelizmente, a aumentar por causa do contacto das pessoas com as práticas do esoterismo e do ocultismo».
A iniciativa, organizada pelo Centro Paroquial do Montijo, pela Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas e pela Paulinas Editora, desde cedo esgotou a capacidade do auditório onde iria decorrer. Trezentas pessoas, não só de Setúbal, estiveram no Montijo para ouvir o Padre Francesco Bamonte. O auditório, com uma composição variada, esteve cheio do princípio ao fim e até houve quem ficasse em fila de espera a aguardar desistências.
De acordo com o sacerdote italiano, uma das causas do aumento do esoterismo está relacionada com a falta de formação que existe no seio do Povo de Deus sobre estes assuntos. «Na Igreja há uma grande falta de formação, devo dizê-lo, infelizmente, também no clero, que favorece a prática do ocultismo entre os cristãos. Há uma profunda ignorância dos católicos sobre estes temas e isso escancara as portas a perigosos desvios. Se o clero for mais bem formado, haverá menos danos do ocultismo no Povo de Deus», afirmou o sacerdote.
O exorcista considera ainda que, em cada diocese, deveria existir um exorcista bem preparado para a preparação e formação de todos os sacerdotes e seminaristas, e demonstrou a sua satisfação por estar em Portugal: «Estou muito contente por estar aqui na diocese de Setúbal. Ontem estive com um grupo de seminaristas e segunda-feira vou estar com os sacerdotes. Isto é muito importante. Mais do que o estudo teórico é importante ter lições de exorcistas reconhecidos pela experiência, que deem testemunho do seu ministério», salientou.

A reparação Eucarística é necessária

No seminário, apesar da curta duração para a quantidade e variedade de temas que poderiam ser abordados, o Padre Francesco Bamonte falou da atividade exorcista de Jesus e da forma como o Evangelho descreve a obra de Jesus na luta contra Satanás, da existência do demónio e da sua atividade maléfica no meio dos homens nos dias de hoje e explicou as diferenças gritantes que existem entre o esoterismo e o Cristianismo.
O sacerdote desvendou ainda alguns aspetos pouco conhecidos do ocultismo, como por exemplo, a participação de algumas correntes esotéricas nas celebrações da Igreja Católica com o objetivo de roubar o Santíssimo Sacramento. «Apercebi-me, neste ministério, da presença organizada do satanismo na sociedade. Na mira está o Catolicismo, o Papa, os Bispos, os Padres e as comunidades religiosas. Há rituais feitos com um ódio profundo», declarou o exorcista.

Desde bruxarias a sessões espíritas, seitas satânicas e esotéricas, astrologia, superstições, reencarnação e adivinhação, muitos foram os temas abordados no seminário do passado Sábado. Acredita o Padre Francesco Bamonte que uma das formas de combate dos católicos a estas práticas, para além da formação exigente e necessária, é «rezar por quem faz estes situais sacrílegos porque são nossos irmãos desviados por Satanás». O presbítero lembrou ainda a necessidade cada vez maior da reparação Eucarística e lembrou o que o Anjo disse aos pastorinhos em Fátima sobre a adoração Eucarística e a reparação dos pecados.

Incoerências nos católicos

A terminar o encontro, esteve presente o Padre Duarte Sousa Lara, exorcista nomeado da diocese de Lamego, que apresentou o terceiro livro do Padre Francesco Bamonte a ser editado em português, com o título «Bruxos, adivinhos, quiromantes, cartomantes».
«Este é um livro utilíssimo porque nos tempos em que vivemos a confusão é enorme. Infelizmente, quando abandonamos a Bíblia e a Palavra de Deus, acreditamos em tudo», afirmou o exorcista de Lamego.
Observou ainda o Padre Duarte Sousa Lara que a crise de fé do mundo ocidental provocou um neopaganismo, fazendo com que a superstição cresça na variação inversa da fé. «Este é um mal que afeta crentes e não crentes – disse – e muitos dos católicos vão à missa mas estão cheios de incoerências. Desde a ferradura no carro aos horóscopos e bruxarias. Não é a primeira vez na História que a Igreja tem que combater isto mas não existem ideias claras. E por isso é importante ler o que outros escrevem sobre estes assuntos».

Encontro com os sacerdotes

Na segunda feira seguinte, o Pe. Bamonte encontrou-se com cerca de três dezenas de sacerdotes, oriundos das dioceses de Setúbal (a maioria) de Lisboa, Leiria/Fátima e Coimbra.
Durante o dia foram abordados alguns dos temas já tratados com os animadores pastorais, mas com uma incidência particular na responsabilidade dos sacerdotes no discernimento dos diferentes casos. O sacerdote romano ajudou os padres a compreender as influências nefastas do esoterismo e do ocultismo no mundo atual, e a saber atuar no concreto das situações, dando pistas para distinguir os verdadeiros ataques demoníacos e doenças do foro psíquico. Chamou ainda a atenção para a verdadeira natureza da maçonaria e outras sociedades secretas presentes na vida de hoje, bem como para a inversão de valores patente na sociedade atual, sem deixar de reforçar que é desejável que em cada diocese haja um exorcista bem preparado para exercer a misericórdia de Deus para com os que estejam sob ataque do demónio.

Anabela Sousa
PFM