comprehensive-camels

Revelado programa da viagem ao México e Cuba

vaticano

Bento XVI vai percorrer o equivalente a meia volta ao mundo e proferir dez intervenções na visita ao México e Cuba que decorre de 23 a 29 de março, segundo o programa da viagem divulgado na passada terça feira pela Santa Sé.

A “visita de cortesia” ao presidente de Cuba, Raul Castro, e a missa na Praça da Revolução, em Havana, capital do país, constituem alguns dos pontos da agenda do Papa, que parte de Roma dia 23, sexta-feira, para uma viagem de 10 mil km em direção ao México. A cerimónia de boas-vindas, prevista para o aeroporto de Guanajuato, capital do estado com o mesmo nome, vai ser marcada pela primeira das dez intervenções papais, entre discursos, homilias e saudações.
A estadia em Guanajuato, 350 km a noroeste da Cidade do México, prossegue com a visita ao presidente mexicano, Felipe Calderón, e pela saudação às crianças reunidas na Praça da Paz.
O Papa encontra-se com os bispos do México e da América Latina na Catedral de León, onde profere um discurso e recita as Vésperas, oração litúrgica do final da tarde, terminando desta forma o quinto domingo da Quaresma, duas semanas antes da Páscoa.
O último discurso de Bento XVI em solo mexicano está planeado para a cerimónia de despedida, na segunda-feira, dia 26, no aeroporto de Guanajuato; depois o Papa inicia o trajeto para Santiago de Cuba, 2600 km para leste.
A cerimónia de boas-vindas será no aeroporto local, onde o Papa vai discursar perante o presidente Raul Castro e a Conferência Episcopal Cubana. O primeiro dia em Cuba encerra com a missa, e respetiva homilia, na Praça Antonio Maceo, por ocasião dos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem da Caridade, padroeira de Cuba.
No dia seguinte, o Papa viaja para Havana, onde o Papa visitará Raul Castro no Palácio da Revolução, antes de jantar com os bispos de Cuba na Nunciatura.
A Praça da Revolução, em Havana, recebe na quarta-feira a última missa do Papa em Cuba, antes de partir para Roma, onde chegará a 29 de março.

Partilhe nas redes sociais!
06 de Fevereiro de 2012