comprehensive-camels

SOS Educação quer equidade

escola

O Movimento SOS Educação revelou que o estudo elaborado pela tutela para apurar o custo por estudante nos estabelecimentos de ensino estatais vai ficar pronto em março, o que possibilitará “maior equidade” no financiamento das escolas públicas.

A plataforma, que assume a defesa das escolas públicas com contrato de associação ao Estado, propôs-se em janeiro de 2011 avançar com uma ação popular para obrigar o ministério da Educação do anterior Executivo, chefiado por José Sócrates, a divulgar a despesa por aluno nos estabelecimentos de ensino estatais.
Segundo nota enviada à Ecclesia, o estudo deverá incluir todos os custos, nomeadamente “os devaneios do anterior governo no que à empresa Parque Escolar diz respeito”, uma referência à Entidade Pública Empresarial criada em 2007 para modernizar as escolas com Ensino Secundário. O cálculo da verba que o ministério gasta com cada aluno no ensino público vai permitir saber se as escolas com contrato de associação ao Estado estão a ser desfavorecidas no financiamento que recebem por parte da tutela.
O SOS Educação organizou este sábado e domingo um encontro em Cernache, concelho e diocese de Coimbra, que contou com a presença de 350 pais e encarregados de educação, onde além do ponto da situação sobre o estudo foi debatida e recusada a formalização institucional da plataforma. “Foi esmagadora a visão daqueles que preferem que o movimento continue informal, espontâneo e portanto imprevisível” nas suas ações”, indica a nota, acrescentando que a plataforma “é uma espécie de ‘braço-armado’ da qualidade dos projetos educativos”.

Partilhe nas redes sociais!
14 de Fevereiro de 2012