comprehensive-camels

Novo Cardeal português

cardeal novo

Bento XVI criou 22 novos cardeais no passado dia 18, entre os quais se conta o português D. Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, penitenciário-mor da Santa Sé.

D. Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, nasceu em Santa Eufémia de Prazins, Guimarães; foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985. O novo cardeal português tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que o fez passar pelo Panamá, Guatemala, Vietname, Austrália, México, Bélgica, Trindade e Tobago, África do Sul e Espanha, onde permaneceu entre 2000 e 2009, acompanhando a subida ao poder do primeiro-ministro José Luis Zapatero; foi também observador permanente do Vaticano na Organização Mundial do Turismo.
Está na Cúria Romana desde julho de 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, tendo sido posteriormente nomeado por Bento XVI como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício, antes de, em janeiro, passar a ser o responsável máximo pela Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana. A 6 de janeiro, Bento XVI anunciou publicamente a sua criação como cardeal.
Esta é a quarta vez que Bento XVI convoca um consistório (o último tinha sido em novembro de 2010) com o qual vai perfazer um total de 84 cardeais criados (63 com direito a voto, mais de metade dos 125 eleitores).
Entre os 22 cardeais escolhidos estão 16 europeus, incluindo sete italianos; dez dos novos cardeais ocupam cargos na Cúria Romana. A partir do próximo consistório, o colégio cardinalício passará a ter representantes de 70 países, 51 dos quais com cardeais eleitores, ou seja, com menos de 80 anos e, por isso, com direito a voto na eleição de um novo Papa (conclave). Os cardeais com menos de 80 anos ficarão assim distribuídos geograficamente: Europa – 67; América Latina – 22; América do Norte – 15; África – 11; Ásia – 9; Oceânia – 1.

Partilhe nas redes sociais!
23 de Fevereiro de 2012