Troca de experiências

psds

A Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde realizou no dia 12 de Fevereiro o IV Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde. Os responsáveis pelos núcleos paroquiais foram até à Cúria diocesana, em Setúbal, ouvir os exemplos de Helena Presas, da Pastoral da Saúde da Diocese de Lisboa – Paróquia do Campo Grande e de Frei Hermínio Araújo, franciscano, membro dos corpos gerentes da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos para o triénio 2012-2014, e da Equipa de Cuidados Paliativos do Hospital do Mar (Bobadela-Lisboa).

Nestes meses de preparação para o “Ano da Fé”, proclamado pelo Papa Bento XVI para o próximo ano pastoral 2012/2013, a comissão convidou os participantes a refletir sobre o desafio do Papa para este dia mundial do Doente, com o tema proposto: «A relevância dos “Sacramentos de cura” na Pastoral da Saúde».
Helena Presas falou do seu trabalho na paróquia do Campo Grande, em Lisboa, que teve como principal vantagem «unir todos os grupos paroquiais». A oradora referiu a importância da articulação entre todos os sectores da paróquia com o intuito de proporcionar um maior acompanhamento por parte do grupo ao doente, fazendo-o sentir um novo ânimo. Helena Presas falou ainda das três características próprias da pastoral da saúde da sua comunidade. O grupo de visitadores que têm um papel importante ao nível afetivo, cognitivo e de socialização, uma comunidade integradora que ajuda na divulgação e integração da paróquia com o doente, e o apoio espiritual de acompanhamento do pároco, mas com base sustentada na equipa da pastoral.
Frei Hermínio Araújo pegando no tema, deixou presente que o «acompanhamento espiritual no espaço de saúde é para todos». O capelão do Hospital do Mar considerou que é preciso educar as pessoas para a utilização da unção dos enfermos. «É um sacramento de saúde espiritual, não de milagre», referiu, sublinhando ainda os outros sacramentos de cura, como a Confissão e a Eucaristia. Lembrou ainda que o último sacramento é o Viático e não a Santa Unção, para que os doentes não se sintam reticentes em relação a esta quando houver necessidade dela.
Postas em comum as experiências dos oradores, os participantes do encontro reuniram-se em trabalhos de grupo para partilhar ideias para o crescimento pessoal de cada membro da pastoral da saúde a nível paroquial.
A próxima atividade da CDPS vai ser no dia 10 de Maio, as “III Jornadas da Pastoral da Saúde, no Instituto Politécnico de Setúbal, das 9h às 17.30h.

BML

23 de Fevereiro de 2012