Bispos preparam texto sobre a Europa

CEP

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está a preparar dois novos documentos, um dedicado à Europa e outro aos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-65) revelou hoje o secretário do organismo.

O padre Manuel Morujão, que falava aos jornalistas no final da reunião mensal do Conselho Permanente da CEP, adiantou que os textos devem ser divulgados na assembleia plenária dos bispos que vai decorrer em abril.
Na nota pastoral ‘Unidade da Europa, um projeto de civilização’, indicou o sacerdote, a Igreja afirma a sua vontade de “ser parte da solução” da crise que a Europa atualmente atravessa. “A Europa é a nossa casa, com horizontes globais, uma Europa aberta”, disse. Para este responsável, a crise económico-financeira que se vive “faz tremer a própria unidade da Europa” e é nos momentos difíceis que é preciso “reforçar as razões, os valores que dão unidade, que unem a Europa”, indo a um “nível mais profundo”. “Portugal é impensável fora da Europa”, acrescentou o secretário da CEP, antes de adiantar que os bispos querem “apontar linhas, horizontes em que a Europa se deve situar para ultrapassar a crise”.
O sacerdote jesuíta adianta que o documento da CEP visa apresentar propostas “ao nível dos valores que formaram a Europa” como região “aberta e plural”, uma realidade que “não pode ficar situada apenas no euro, nos problemas da economia e das finanças” mas tem de encontrar os “dinamismos próprios” para “servir as pessoas”.
O outro documento a ser lançado é subordinado à temática do Vaticano II, por ocasião dos 50 anos do início do Concílio, que se assinalam no dia 11 de outubro. Segundo o secretário da CEP, a “renovação da Igreja” e a sua “inserção no mundo” podem ser vistos como frutos desta assembleia magna, “com mais de 2500 bispos da Igreja”.
Os bispos aprovaram um “voto de pesar” pela morte do bispo emérito de Beja, D. Manuel Falcão, que o padre Morujão lembrou como “um homem de grandes rasgos”, que soube “dialogar com a cultura contemporânea” e construir “pontes”. O cónego Emanuel Silva, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, foi nomeado secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

06 de Março de 2012