BILHETE-POSTAL

dom manuel

Caro Alfredo,
Sabes que um grupo de padres jovens do nosso país se vem entregando, há anos, ao desporto do futsal.

Formam uma valente equipa, participam em torneios europeus, andam sempre lá pelos lugares cimeiros e este ano trouxeram para Portugal a taça da vitória. Uma organização do género resulta de muitos cuidados, de muitas tarefas, de imensos (e, por vezes, complicados) contactos. Quando me contaram tudo ou quase tudo quanto anda nos meandros do acontecimento para que tudo resulte bem, fiquei fora de mim. Adiante-se que estes jovens padres não prejudicam a sua missão pastoral e até os treinos os fazem num domingo, à noite, depois de extenuantes trabalhos pastorais. E alguns terão mesmo que vencer largas distâncias.
Como disse já, este ano venceram e houve, agora grande e edificante festa. A Junta de Freguesia de Alpendorada – Marco de Canaveses, organizou um variado, sugestivo, cuidado e bem sucedido programa, uma brilhante homenagem, em virtude de o actual responsável ser o pároco da freguesia.
Eu fui convidado e estive presente. Senti-me enriquecido por todos os sinais daquele acontecimento e pela “liturgia” com que foram vividos.
Estava muita gente. A sessão foi longa e tenho a certeza que ninguém se escapou nem ninguém “desligou”. É que esteve ali Portugal, é que esteve ali Igreja. Todos sentimos que algo de novo se estava a viver e a sentir. Sentíamos sinais e apelos a uma Igreja presente, jovem, feliz; sentimos Portugal capaz de renascer, de se reencontrar.
Perdoa, se exagero, mas tive a sensação nítida que ali aconteceu sacramento.
Tenho cá para mim que um dia virá em que a própria Conferência Episcopal lhes dirá: muito bem, em frente.

Mt.º Ded.º
+ Manuel