Caminho português com o maior aumento

seta

O número de peregrinos que passaram por Portugal rumo a Santiago de Compostela quase duplicou entre 2009 e 2011, consagrando o itinerário português como aquele que atualmente “regista o maior aumento” de procura.

Foram 22062 os peregrinos que seguiram este itinerário, durante o último ano, entre os quais 6048 portugueses, 8196 espanhóis e 2557 alemães.
A peregrinação anual àquela cidade da Galiza, onde segundo a tradição está sepultado o apóstolo São Tiago, contou no ano transato com um total de 183366 peregrinos, vindos de 126 países. No que diz respeito aos Caminhos Portugueses, o ponto de partida mais escolhido foi a região do Porto, com perto de sete mil peregrinos, entre os quais cerca de dois mil representantes lusos.
A esmagadora maioria das pessoas (153065) continua a fazer o percurso até Santiago a pé, mas no que diz respeito aos portugueses, estão divididos entre a marcha (4618) e a bicicleta (4026).
Quanto às causas que estão na origem desta experiência, os dados estatísticos analisados mostram que os motivos religiosos continuam a ter um peso significativo, à semelhança dos anos anteriores, abrangendo mais de 90 por cento dos casos.

13 de Março de 2012