Visita pastoral ao Pragal

pragal pastoral

O Bispo de Setúbal, Dom Gilberto dos Reis, começou no passado dia 3 de março a sua visita pastoral à paróquia de Cristo Rei, no Pragal. A visita continua no próximo dia 9 e finaliza no dia seguinte. Começam nesta comunidade as visitas do prelado à vigararia de Almada.

O pároco de Cristo Rei, Padre Horácio Noronha, recebeu o pastor da diocese com grande satisfação. «Ele é o nosso orientador espiritual, é através dele que me encontro no meio desta comunidade, a sua vinda até nós é motivo de alegria», referiu o sacerdote, sublinhando que é importante que haja um conhecimento mútuo da comunidade pelo bispo e vice-versa.
No dia 3 a visita começou com a celebração da Eucaristia, na Ermida de S. Sebastião, seguida de reuniões com elementos da área da Liturgia, do conselho para os Assuntos Económicos e Catequistas.

Testemunhar

No dia 4 o prelado esteve com as crianças da catequese e com os pais onde trocou algumas ideias, separadamente, com ambos os grupos. Na reunião de pais, D. Gilberto dos Reis felicitou os presentes por terem colocado os filhos na catequese, pois existem muitas distrações que levam à não inscrição dos filhos na catequese, com alguns até a considerarem «perda de tempo» ou «não terem fé».
Os pais, perante o bispo, admitiram que por vezes é complicado trazer os filhos à catequese, ou fazer convites a outras crianças, pois «existem muitas mais solicitações, o grupo de amigos por vezes não é o melhor, o acesso e excesso à informação dificulta a escolha de critérios». Para combater a falta de interesse pela catequese, o prelado lembrou que a criança «tem de fazer a experiência de Cristo», pois o mais importante está no crescimento que ele tem na vivência do Senhor. D. Gilberto dos Reis pediu aos pais «para serem arautos junto de outros pais» e pediu que o tempo de catequese seja um momento de oração, sem esquecer a importância do testemunho claro: «O testemunho é a primeira forma de fé do cristão», referiu.
Depois deste encontro seguiu-se a Eucaristia, onde esteve presente boa representação da comunidade habitual. À tarde, o prelado reuniu com os movimentos e com a Catequese de adultos.
A visita continua hoje às 15h com a vista aos doentes, seguida às 18h pela Eucaristia. Às 18h uma reunião com o sector da caridade da paróquia e, pelas 21.30h, outra com o conselho pastoral. No dia 10 o prelado termina a visita com a Missa às 18h e um encontro de jovens às 21h.

Bruno Máximo Leite

13 de Março de 2012