Diácono Inácio da Silva

dc inacio

Na noite do passado sábado para Domingo faleceu no hospital Garcia de Orta o Diácono Inácio Francisco da Silva, que exerceu por mais de 27 anos o seu ministio na paróquia da Cova da Piedade. As exéquias foram celebradas dia 2, segunda-feira, na igreja paroquial da Cova da Piedade.

O Diácono Inácio Francisco da Silva nasceu em 26 de Dezembro de 1934 na paróquia de Ferragudo, na diocese do Algarve. Foi ordenado diácono por D. Manuel Martins em 8 de Dezembro de 1984, fazendo parte dos primeiros diáconos permanentes ordenados em Portugal, após o Concílio Vaticano II.
Para além da colaboração dada ao Pároco da Cova da Piedade, teve também a seu cargo durante algum tempo a pastoral do povo cigano na diocese de Setúbal. Era casado com a Sr.ª D. Maria Constança Pais da Silva e pai de 3 filhos.
Grande parte da sua vida, antes da ordenação, foi vivida em viagens e estadias em terras distantes e variadas, das quais conservava muitas memórias que partilhava, com graça, com quantos com ele conviviam. O testemunho da sua fé em Cristo e a sua grande e generosa dedicação à Igreja, o seu amor à família de sangue e à família eclesial, são promessa do exato rumo da sua definitiva viagem, quando já se começava a Semana Santa, abreviado assim para ele o caminho da Páscoa.

03 de Abril de 2012