Fé é geradora de Cultura

fatima-basilica1

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi, vai presidir à Peregrinação Internacional de maio de 2012, nos dias 12 e 13, em Fátima.

A menos de dois meses da realização da peregrinação, que terá como tema “Eis a serva do Senhor”, 65 grupos de peregrinos, de cerca de uma dezena de países, já anunciaram, junto do Serviço de Peregrinos do Santuário, o propósito de participar. Em entrevista ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, explicou o motivo do convite: “Convidámos o cardeal Ravasi para dar importância à dimensão cultural do anúncio, da expressão da fé e da espiritualidade cristã que Fátima representa”. A peregrinação, acrescentou, pretende despertar a atenção para a fé cristã enquanto “geradora de cultura”.
D. António Marto pretende também que a presença de D. Ravasi contribua para a “descoberta da beleza da fé, a que o mundo pós-moderno é hoje tão sensível, e que resplandeceu também em Fátima, continuando a brilhar e a irradiar”.
O prelado lembra que “a mensagem de Fátima foi dirigida a uma época marcada por uma cultura ateia e hostil à fé cristã, tendo aberto uma brecha nessa cultura”, e que hoje continua a influenciá-la na vivência, no pensamento e na convivência entre os povos. Nascido em 1942, Gianfranco Ravasi foi ordenado padre em 1966 para a arquidiocese de Milão, tendo sido nomeado nos anos seguintes prefeito da Biblioteca Ambrosiana, professor de exegese bíblica na Faculdade de Teologia da Itália Setentrional e membro da Pontifícia Comissão Bíblica. Recebeu a ordenação episcopal em 2007 e três anos depois foi nomeado cardeal por Bento XVI, tendo recebido as insígnias no consistório realizado a 20 de novembro de 2010.
Este responsável, de 69 anos, ocupa também o cargo de presidente das comissões pontifícias dos Bens Culturais da Igreja e da Arqueologia Sacra. Entre os seus últimos livros incluem-se “Questões de fé. 150 respostas ao porquê de quem crê e de quem não crê” (2011) e “Até quando, Senhor? Um itinerário no mistério do sofrimento e do mal” (2012).

03 de Abril de 2012