Jornada Diocesana de Adolescentes

caste

No próximo dia 22 de Abril, Domingo, decorrerá a Jornada Diocesana de Adolescentes. Este ano decorrerá na Vigararia de Palmela-Sesimbra. Iniciar-se-á na Igreja Paroquial N. Sra. da Assunção na Corredoura e finalizar-se-á no Santuário de Nossa Senhora do Cabo, no Cabo Espichel. Terá como tema “Missão (Im)possível: Castelo Interior” inspirado no próprio Castelo de Sesimbra, localizado na paróquia com o mesmo nome, na saga Missão Impossível e, principalmente, no clássico espanhol do séc. XVI de S. Teresa de Ávila, “Moradas” ou “Castelo Interior”.

Diz a Santa Carmelita no seu livro que: «É considerar a nossa alma como um castelo todo ele de um diamante, onde há muitos aposentos, assim como no Céu há muitas moradas. Umas no alto, outras em baixo, outras aos lados; e, no centro e meio de todas estas, tem a mais principal onde se passam as coisas mais secretas entre Deus [Sua Majestade] e a alma. Temos de ver como poderemos entrar nele. A porta para entrar neste castelo é a oração e reflexão».
Em comunicado, a organização explica a dinâmica do dia: «depois de no Castelo de Sesimbra conquistarmos o Castelo Interior e adorarmos Sua Majestade, rumamos da parte da tarde para a Casa da Mãe. Rumamos para o Santuário do Cabo Espichel. Aí encontrar-nos-emos para a celebração Eucarística com o nosso Bispo e um grupo de jovens da Diocese que estarão em peregrinação, além de fiéis da paróquia anfitriã. Finalizaremos a nossa jornada juntando-nos à procissão que o Círio da região efetua nesse dia em honra da Virgem Mãe a pedir chuva ao nosso Bom Deus para os campos».
O Secretariado Diocesano da catequese deixa a indicação de que quem só tiver transporte disponível no início e fim do dia, deverá indicar na inscrição, para o Secretariado providenciar a deslocação entre o Castelo de Sesimbra e o Santuário do Cabo Espichel. «Uma vez que a atividade não começa e acaba no mesmo local, sugere-se a quem tiver que fretar autocarros que combinem a chegada na Igreja da Corredoura às 9h e a saída no Cabo Espichel por volta das 18h. O Secretariado responsabiliza-se pelo transporte entre um local e outro (Corredoura ao Cabo) desde que avisado dentro do limite do prazo da inscrição. Não se responsabiliza, porém, pela viagem de volta (Cabo à Corredoura). A contribuição da inscrição é de 3,5€/pessoa e se necessitarem de transporte até ao Cabo Espichel acresce-se 0,50€».
O programa da jornada consta do boletim de inscrição e autorização dos pais que segue em anexo. A data limite para a inscrição é dia 15 de Abril.
Poderá igualmente seguir outras eventuais notícias sobre o evento através do blog http://jornadadeadolescentes.blogspot.pt/.

03 de Abril de 2012