Banda REC vence e Luz Jovem apresenta CD

cd

No passado Sábado, dia 2 de Junho, integrado no A3 Jovem, acampamento diocesano de jovens, decorreu a Mostra de Bandas Católicas deste ano organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Com o tema «Alegrai-vos sempre no Senhor», o evento recebeu também a apresentação do CD da Banda Luz Jovem, originária de Corroios (vigararia do Seixal).

O tema da Mostra de Bandas deste ano, à semelhança do A3 Jovem, foi inspirado na mensagem do Papa Bento XVI dirigida aos jovens, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Com nove bandas a concurso, seis das quais originárias da vigararia do Seixal, os concorrentes subiram ao palco para louvar a Deus através da música.
Banda Fish (Miratejo) Banda dos Pioneiros (Miratejo) Banda Gaudium (Amora) Caminho de Vida (Seixal) REC (Fernão Ferro) Grupo de Jovens da Arrentela, Canto a Deus (Cova da Piedade) Coro Juvenil Nossa Senhora da Conceição (Setúbal) e a Banda Melahkim (Seminário de Almada) foram os artistas que animaram a noite e que estiveram a ser avaliados por um júri conceituado na música cristã.
Foi a David Neutel, produtor da Banda Jota e da Claudine Pinheiro, ao Padre Rui Alberto, responsável das Edições Salesianas e a Carlos Marques da banda sadina Terceira Margem que coube a apreciação das bandas que atuaram. No final, o primeiro prémio foi entregue à Banda REC de Fernão Ferro, que já tinha ganho o Festival Vicarial da Canção jovem Cristã do Seixal. A banda vencedora vai agora, no dia 1de Dezembro, representar a diocese de Setúbal no Festival da Canção de Música Cristã, em Fátima, organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
O segundo lugar foi entregue ao grupo Caminho de Vida, do Seixal, com a canção «A alegria é Jesus». No terceiro lugar ficou a banda Fish, com a canção «Sorri». A melhor música foi entregue à banda Gaudium, a melhor letra ao Coro Juvenil Nossa Senhora da Conceição e a melhor claque ficou nas mãos do Seixal.

Luz Jovem apresentou primeiro CD

Na noite do passado Sábado, foi também apresentado o CD da banda Luz Jovem, editado pelas Edições Salesianas e que se chama «Sai de ti». Com origem no Grupo de Jovens de Corroios, vigararia do Seixal, os Luz Jovem têm hoje tem sete elementos, dos quais apenas dois não pertencem à sua formação original.
De acordo com Eduardo Cardoso, membro da banda, foi com as participações no Festival Vicarial da Canção Jovem Cristã do Seixal que veio o gosto pela música e pelo convívio com jovens de outras paróquias. Mais tarde, participaram também na Mostra de Bandas Católicas da diocese, desde a sua primeira edição em 2002,chegando a representar a diocese no Fátima Jovem, por duas vezes.
«Tendo já um vasto reportório das participações nos vários festivais – diz Eduardo Cardoso – surgiu-nos o anseio de perpetuar todas essas vivências e momentos de oração através da gravação de um CD. E eis que o sonho se tornou realidade! Pela fé, perseverança e pela amizade em Cristo que sempre nos uniu, foi possível concretizar este sonho».
Ao olhar para trás, Eduardo diz ainda: «Vem-nos à memória tantos momentos bons que passámos em composições, ensaios e em eventos como o Multifestival Gaudeo, Festival Jota, festas diocesanas da catequese, e tantos outros onde Cristo foi louvado na voz de tanta gente que nos ouviu e cantou connosco. ‘Tua Palavra é Música’ é o resultado disso mesmo, do que a música representa para nós e de como ela é um ótimo meio de levar a Sua Palavra aos outros e ser um instrumento de paz, como rezou S. Francisco de Assis».
«Queremos com este CD levar a Palavra mais longe, a mais gente. Queremos também que seja um incentivo a novos projetos, novas iniciativas e, quem sabe, outros jovens sigam o exemplo, nunca esquecendo o ‘Santo Alimento’ que nos dá força no dia-a-dia. ‘Sai de ti’ é um apelo a todos os que se fecham em si mesmos para que se abram à luz de Jesus, Ele que é o ‘Sentido da vida’, ‘Aquele que é’, que foi e sempre será a nossa Luz», conclui Eduardo Cardoso.

Anabela Sousa

12 de Junho de 2012