Papa pede confiança na Igreja apesar das dificuldades

papa cuba

Bento XVI apelou este domingo à confiança na Igreja Católica e nos seus responsáveis, apesar das dificuldades que esta possa enfrentar. “Se às vezes se pode pensar que a barca de Pedro está realmente à mercê de adversários difíceis, também é verdade que vemos como o Senhor está presente, está vivo, ressuscitou verdadeiramente, e tem nas suas mãos o governo do mundo e no coração de homens”, disse o Papa, em Milão, numa intervenção ublicada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Antes de deixar a cidade italiana, Bento XVI almoçou com responsáveis e participantes no VII Encontro Mundial das Famílias (EMF) que reuniu pessoas oriundas de mais de 150 países, incluindo Portugal. Com o Papa estavam também famílias de sete nações: Iraque, R. D. Congo, México, Espanha, Austrália, Itália e EUA, mais precisamente de Filadélfia, a cidade que em 2015 vai acolher o próximo EMF, como anunciou o Papa este domingo.
O Papa dirigiu-se aos presentes, sublinhando que a “Palavra de Deus é a chave da vida, do pensamento, do viver”. “Estamos no clima da verdadeira vida e gostaria simplesmente de agradecer por tudo o que vivi nestes dias: esta experiência da Igreja viva”, afirmou. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse na conferência de imprensa final do EMF 2012 que entre 1,5 a 2 milhões de pessoas estiveram com o Papa, desde sexta-feira, e que esta sentiu grande alegria pelos “três belíssimos dias de visita pastoral”. Durante o encontro de Milão foram lembradas as famílias afetadas pela crise económica e as vítimas dos recentes sismos no norte da Itália, para as quais foram canalizados 500 mil euros, por decisão do Papa.
Bento XVI falou da família como “principal património da humanidade”, pediu responsabilidade aos políticas e desafiou os mais jovens a assumirem os valores católicos no seu quotidiano.

12 de Junho de 2012