Bênção da primeira pedra

sandre

No passado dia 24 de Junho o sonho tornou-se realidade na Paróquia de Santo André, com a bênção da primeira pedra da sua Igreja. A cerimónia contou com a presença de centenas de pessoas, bem como das autoridades autárquicas e civis, com a bênção a ser realizada pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

No alto do parque da cidade do Barreiro vai nascer um templo que, numa fase inicial, vai acolher o culto e que terá capacidade para cerca de 150 lugares sentados, mas que, em tempos de maior festividade (e com algum aperto…) poderá chegar aos 500. Numa segunda fase a igreja paroquial vai ainda acolher os serviços administrativos e algumas salas de catequese e apoio.
Quem não podia estar mais feliz era o Pároco, Pe. Armando Azevedo, que vê assim realizado um sonho com cerca de 25 anos. A comunidade de Santo André aproveitou as festas do seu santo padroeiro, na localidade, para marcar o início desta obra, que vai ficar num ponto acolhedor da freguesia.
De acordo com o sacerdote, as obras vão ter início «nos primeiros meses do próximo ano, uma vez que ainda estão dependentes de algumas autorizações legais por parte da Câmara Municipal do Barreiro». «Esta obra é o culminar de um processo longo de avanços e recuos, onde tudo foi possível superar», referiu, sublinhando que foi «um autêntico milagre que, em tempos de crise, tenhamos conseguido vender um terreno: numa altura que ninguém compra, conseguimos vender por um preço bom que nos vai permitir algum encaixe financeiro para a construção da nova Igreja».
Para D. Gilberto dos Reis, o projeto de uma igreja é um grande projeto: «O Evangelho é anunciado em nome de Jesus, que é a pedra da Igreja, semente da Igreja e que nos envia ao mundo inteiro a anunciar». O prelado lembrou que a construção da nova Igreja vai juntar-se «a um número incontável de Igrejas construídas nos dois mil anos de Cristianismo em todo o mundo, lugares criados para que os Cristão pudessem aprender com Cristo, aqui pudessem e possam receber Cristo e identificar-se com Ele e construir com Ele as suas vidas».
Uma obra que vai fazer nascer mais uma «Escola de Santidade», disse para as centenas de pessoas que aguardaram, muitas debaixo do sol abrasador que se fazia sentir, mas que não as demoveu de assistir a um acontecimento histórico daquela comunidade.

Concretização de um sonho da paróquia

António Jesus Marques, presidente da Junta de Freguesia de Santo André, salientou a alegria «neste momento histórico de início da construção da Igreja Paroquial de Santo André, há muito almejada pela comunidade».
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, referiu que a construção da Igreja de Santo André atravessou diversas dificuldades, com avanços e recuos. «É um exemplo de que nunca devemos desistir dos objetivos e continuar a batalhar por eles e pelo desenvolvimento», salientou.

Bruno Máximo Leite

03 de Julho de 2012