Ano da Fé vivido desde o ínicio

almada

O Ano da Fé está lançado e a paróquia de Santiago de Almada viveu de 15 a 20 de Outubro os seus dias especialmente dedicados ao Ano da Fé. Foi mesmo a primeira paróquia de toda a Diocese a fazê-lo, abrindo assim caminhos novos para todas as outras.

Foi uma semana cheia de formação e oração. Durante uma semana, a paróquia teve a oportunidade de se juntar em torno deste Ano da Fé. A Igreja, aberta todos os dias das 8 às 19.30h permitiu um afluxo maior de pessoas ao templo, com duas missas diárias e exposição do Santíssimo Sacramento.
O Pe Fernando Belo, pároco de Almada, considerou estes dias muito importantes para a vivência paroquial, dando uma avaliação positiva à participação dos elementos da comunidade nas várias iniciativas propostas.
Foram várias as actividades organizadas, como uma formação sobre o Concílio Vaticano II e um dia dedicado aos jovens, com uma vigília de oração ao estilo de Taizé, na Igreja de Santigo. Mas o sacerdote destaca ainda dois momentos: o dia dedicado aos Idosos no Centro Paroquial, na quinta-feira, dia 18, e que motivou utentes e funcionários, e o dia dedicado às Famílias, em especial dos Escuteiros e da Catequese, que de acordo com o sacerdote foi um momento marcante, com uma grande afluência e uma boa partilha entre todos os participantes.

Ajuda no caminho da Fé

Para ajudar a comunidade a viver melhor este Ano da Fé, o pároco deixou ainda algumas sugestões, algumas já deixadas pelo Santo Padre e pelo Bispo de Setúbal. Apelou à participação do encontro na Sé com as paróquias da Vigararia de Almada, e à participação na peregrinação diocesana a Roma. As sugestões mais «queridas» pela comunidade estão na ida à Igreja onde o paroquiano foi baptizado e, junto à fonte baptismal, recitar o Credo e/ou outra oração, celebrando ainda, em família, a data do batismo como um feliz aniversário. O sacerdote revelou que esta iniciativa está a dar alguma alegria aos elementos da comunidade, já que muitos nasceram fora de Almada e voltam as suas origens, recordando assim as alegrias da infância.

Bruno Máximo Leite

28 de Outubro de 2012