Colocar o Seminário no coração de cada fiel

SEMIN

Caros diocesanos
A realização da Semana dos Seminários, de 11 a 18 de Novembro, é sinal de amor ao Seminário e é oportunidade para redescobrir e amar mais o nosso Seminário.

Neste ano da fé, no seguimento do que disse na abertura oficial do Seminário, relembro que o Seminário só se descobre bem na luz da fé. E porquê? Porque o padre é mistério de fé, porque o Seminário é Jesus presente na equipa formadora a preparar os padres que deseja dar ao Seu povo, porque o Seminário é escola de ministros da fé cristã.
Além disso, a iniciativa do Ano da Fé e o Seminário estão ainda relacionados porque a fé madura enriquece a consciência vocacional dos fiéis, aumentando as vocações sacerdotais e este aumento de sacerdotes, por sua vez, contribuirá certamente para que o tesouro da fé se alargue a mais pessoas e para que os fiéis se renovem mais profundamente segundo o Espírito de Jesus.
Neste ano da fé convido-vos, pois, caros amigos, a redescobrir e a apoiar o nosso Seminário Maior de S. Paulo em Almada e o nosso pré-seminário. Nesse sentido, peço-vos, começando pelos jovens, a graça de cada vigararia dar, em Setembro, ao Seminário um novo seminarista. Peço também que nas celebrações dominicais e em todas as reuniões da paróquia se reze pelas vocações sacerdotais. Por fim, peço a cada um de vós que, diariamente e em família quanto possível, reze pelo Seminário: equipa formadora e seminaristas. Todos juntos vamos colocar o Seminário no coração de cada diocesano, como graça e desafio da fé em Jesus Cristo?
A Obra do Bom Pastor tem contribuído para fazer crescer o amor pelo Seminário. Vamos, neste ano, alargá-la a outras paróquias?
Agradeço a Deus o nosso Seminário e o amor por ele que constato de tantos modos: pela oração, pelas visitas, pelo anúncio vocacional e pela ajuda monetária. Agradeço ao clero, a começar pela equipa formadora do Seminário, e aos leigos tudo o que têm feito para que o Seminário seja mais amado.

Setúbal, 28 de Outubro 2012
+ Gilberto, Bispo de Setúbal