Mensagem para o XLVII Dia Mundial das Comunicações

papa-destaca-as-redes-sociais

Bento XVI defende que a Igreja tem de estar presente nas “redes sociais digitais”, como o Facebook ou Twitter, onde há centenas de milhões de contas, dada a sua importância.
“O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade quotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens”, refere o Papa, na sua mensagem para o XLVII Dia Mundial das Comunicações Sociais, dedicada ao tema «Redes Sociais: portais de Verdade e de Fé, novos espaços de evangelização».

Segundo o Papa, o desafio que as redes sociais têm de enfrentar “é o de serem verdadeiramente abrangentes” para poderem beneficiar da “plena participação dos fiéis que desejam partilhar a Mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana que a sua doutrina promove”. “Os fiéis dão-se conta, cada vez mais, de que, se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial”, sublinha.
O texto destaca que as redes sociais, “para além de instrumento de evangelização, podem ser um fator de desenvolvimento humano”, dando como exemplo “contextos geográficos e culturais onde os cristãos se sentem isolados”. “As redes sociais podem reforçar o sentido da sua unidade efetiva com a comunidade universal dos fiéis”, precisa.
Bento XVI sustenta que estes espaços são “cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade” e destaca o seu potencial: “A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contactos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão”. A mensagem refere, por outro lado, que o surgimento nas redes sociais do diálogo acerca da fé e do acreditar “confirma a importância e a relevância da religião no debate público e social”.
“Muitas pessoas estão a descobrir – graças precisamente a um contacto inicial feito online – a importância do encontro direto, de experiências de comunidade ou mesmo de peregrinação, que são elementos sempre importantes no caminho da fé”, acrescenta.
Bento XVI dirige-se aos católicos para frisar que “um modo particularmente significativo de dar testemunho é a vontade de se doar a si mesmo aos outros através da disponibilidade para se deixar envolver, pacientemente e com respeito, nas suas questões e nas suas dúvidas”. O documento deixa um alerta sobre os riscos de “tons demasiado acesos e conflituosos” e de “sensacionalismo” no mundo digital, convidando a um “um cuidadoso discernimento”.
Esta mensagem é publicada anualmente a 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. O Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano se celebra a 12 de maio – domingo que antecede a solenidade litúrgica de Pentecostes – foi estabelecido pelo II Concílio do Vaticano através do decreto «Inter Mirifica», de 1963.
Bento XVI inaugurou uma conta pessoal na rede social Twitter no último dia 12 de dezembro, onde conta já com mais de 2,5 milhões de seguidores, em nove línguas, incluindo o português e o latim.

31 de Janeiro de 2013