Dar testemunho de Cristo nas ruas da cidade

SDPJ

No passado dia 2 de Março à noite, cerca de trezentos jovens estiveram em Setúbal para, em tempo de Quaresma, rezar pelas ruas da cidade as catorze estações da via-sacra. Encenada por treze grupos de jovens da diocese, esta via-sacra organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) contou com a presença de D. Gilberto dos Reis, Bispo sadino.

Começaram na Igreja de São Sebastião, desceram até à Sé, passaram por São Julião, seguiram pela Avenida Luísa Todi, pararam em frente à Cúria Diocesana e terminaram na Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Foi assim, pelas ruas da cidade de Setúbal, que treze grupos de jovens da diocese, acompanhados por outros, deram testemunho da sua fé em Jesus Cristo encenando as catorze estações da via-sacra.
À passagem dos jovens que levavam a cruz e estavam devidamente caracterizados com as roupas das personagens que encarnaram, muitas das pessoas que circulavam pelos cafés e bares da cidade não ficaram indiferentes. A isso mesmo se referiu o Padre Daniel Nascimento, colaborador do diretor do SDPJ, Padre Luís Ferreira.
«Dou graças a Deus por todos os que participaram e se esforçaram para que esta fosse uma noite com Cristo, uma noite de oração e de caminhada na fé. Uns momentos passámos por umas ruas mais desertas, outros por ruas com companhia que nos pareceu um pouco mais estranha, mas sempre com Cristo dando testemunho d’Ele», afirmou.

A decisão de caminhar na santidade

Pelo caminho, D. Gilberto dos Reis, o Bispo da diocese, juntou-se aos jovens e rezou com eles. No final, dirigiu-se-lhes e disse: «Estive convosco nestas últimas estações e enquanto vos acompanhava dava graças a Deus por aquilo que hoje realizastes de muito grande. Sinto-me, como Bispo de Setúbal, vaidoso de vós. A diocese toda se sente envaidecida convosco, com cada um. Mais que isso, creio que é Jesus que diz ao seu Pai: ‘Olha, mais uma vez vejo que valeu a pena morrer por aquela gente’».
O prelado lembrou ainda os jovens que o verdadeiro amor, o amor cristão «dificilmente aconteceu sem a cruz» e que no batismo somos chamados a crescer a caminhar na cruz de Cristo que depois desemboca no Amor.
«Nesta noite vós dissestes a Jesus: queremos caminhar em vós, queremos morrer contigo e ressuscitar em ti para que este seja um mundo que possa florir. Às vezes a cruz atrai-nos, depois mete medo. O Senhor hoje, nesta noite disse a cada um de vós: ‘Não tenhas medo, vai para diante’. Quando vos vi alguns a ler o entusiasmo com que liam, pensei ‘realmente, Deus está aqui neste entusiasmo, nesta decisão’. A vida pede muitas vezes esta decisão de caminhar na santidade. Afinal de contas o amor está vivo nestes jovens. Conto convosco, contamos todos convosco, Deus conta convosco, contai todos com o Senhor», terminou D. Gilberto.

Anabela Sousa

11 de Março de 2013