comprehensive-camels

Um dia de reflexão e partilha

jornadas_arrentela

O Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela realizou as suas primeiras jornadas de reflexão com o tema «Caminhar em Partilha», por ocasião da comemoração dos 38 anos de existência da instituição. O acontecimento decorreu no passado dia 15 de Março, no auditório dos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal, e contou com a presença de diversos convidados, entre os quais o Padre José Lobato, vigário geral da diocese.

«No final das primeiras jornadas é difícil fazer um apanhado de tudo o que foi dito. O importante é aplicar a reflexão que aqui fizemos no dia-a-dia da missão das nossas instituições. Esta instituição sai da comemoração dos seus trinta e oito anos mais fortalecida com a partilha feita e convicta de que o rumo seguido está correto. Esta é uma reflexão que nos ajuda a ler os sinais dos tempos e a perceber que temos que cultivar a caridade cristã». Foi este o balanço feito por Duarte Castanheira, vice-presidente do Centro Paroquial da Arrentela, no final das jornadas de reflexão realizadas por aquela instituição. 

Já o Padre José Lobato, em representação do Bispo diocesano, D. Gilberto dos Reis, sublinhou o facto de o Centro Paroquial da Arrentela estar a celebrar os 38 anos de existência, precisamente no mesmo ano em que a diocese os celebra, e afirmou: «Estas jornadas são o que queremos da Igreja. Que se sente à mesa para partilhar experiências, dificuldades, sonhos e projetos. Num espaço da autarquia, o Centro Paroquial sentar-se à mesa e pôr em comum é um contributo importante para a partilha dos cristãos». 

Face aos tempos mais difíceis e conturbados que se vivem atualmente, o vigário da diocese disse ainda que as dificuldades se devem tornar num sinal de combate e persistência. «Temos que insistir na capacidade de vencer os problemas. Como cristãos, não somos discípulos de um derrotado mas de alguém que venceu. Temos em nós a energia do amor de Cristo». 

 

Muitas instituições representadas

 

O dia de partilha iniciou-se com a mesa de abertura onde estiveram presentes o atual pároco da Arrentela, Padre Júlio do Vale; a Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, Ana Clara Birrento; a Presidente da Junta de Freguesia de Arrentela, Teresa Nunes; e o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro. 

A manhã prosseguiu depois com a reflexão sobre o tema «Partilha de boas práticas na intervenção com crianças e jovens» onde estiveram representantes do Agrupamento de Escolas Nun’Álvares, da Associação Nacional de Futebol de Rua, do Instituto de Apoio à Criança e da Orquestra Geração. 

A parte da tarde contou com outros dois temas para reflexão. O primeiro, «Sinergias entre o privado e o social» que levou para o debate representantes do Rio Sul Shopping (Sonae Sierra), da Associação Coração Delta e da Fundação Aga Khan. O segundo tema da tarde em análise, «Boas práticas no apoio às famílias», contou com as intervenções de Pedro Cardoso do Centro Paroquial de Arroios, de Frei Sales da Obra Católica Portuguesa das Migrações, e de Isabel Monteiro da Cáritas Diocesana de Setúbal. 

No encerramento da reflexão, tiveram a palavra Florindo Paliotes da União Distrital das IPSS; Duarte Castanheira, vice-presidente do Centro Paroquial; Corália Loureiro, vereadora da Câmara Municipal do Seixal; e o Padre José Lobato, vigário geral da diocese. 

Estas jornadas contaram ainda com a presença do Padre David Pinho Esteves, pároco da Arrentela durante mais de quarenta anos, e o Padre José Augusto Pereira que ali também esteve ao serviço.

 

Anabela Sousa

Partilhe nas redes sociais!
25 de Março de 2013