Nossa Senhora de Fátima

Pro_Velas_1

De 12 para 13 de Maio realizaram-se por algumas paróquias da diocese alguns «reflexos» da noite que se viveu no Santuário de Fátima. Muitos são os fiéis que caminham até à Cova da Iria, mas outros ficam em oração ou procissão nas suas comunidades.

A Paróquia de Santa Maria do Barreiro, foi uma das paróquias que esteve reunida na noite de 12 de Maio para mais uma procissão das velas. Muita gente encheu a Igreja onde se rezou inicialmente o terço. Seguindo o pároco, Pe Carlos Russo, e a imagem para o percurso pela rua, muitas pessoas com velas e com cânticos mostravam a sua fé a quem passava e quem de suas janelas observava. Nesta procissão participaram algumas crianças da catequese. De volta à igreja foi lembrado o facto da comunidade ser paróquia precisamente desde 13 de Maio de 1997.

Foros de Amora

A procissão das velas em honra de Nossa Senhora passou ainda pelas ruas dos Foros de Amora que contou com a presença de uma parte considerável dos paroquianos da Amora. A procissão foi presidida pelo P. Leo e pelo P. Pedro, e durante a peregrinação pelas ruas rezou-se o terço Mariano sendo os mistérios intercalados por cânticos e momentos de reflexão sobre os mistérios.

Coração de Maria

A procissão de Velas da Quasi-Paróquia do Coração de Maria (Azeda e São Gabriel) na Vigararia de Setúbal cumpriu mais uma vez a tradição de sair à rua com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Passando pelas ruas da localidade, e nos terrenos da futura igreja, os fiéis entre orações e cânticos pediram a intercessão a Nossa Senhora pelas intenções da comunidade.

Cova da Piedade e Miratejo/Laranjeiro
Na noite do dia 13 foi a vez de as duas paróquias vizinhas se unirem num percurso comum de oração, entre a Igreja da sagrada Família de Miratejo e a de Nossa Senhora de Fátima da Cova da Piedade. Centenas de fiéis encheram as ruas, e muitos puderam assistir também das varandas ao cortejo de fé conduzido pelos dois párocos, o Pe. Daniel Miguel e o Pe. José Pinheiro.

Santiago de Sesimbra
No domingo, 12 de maio, a Paróquia de Santiago de Sesimbra terminou o seu dia de Lausperene Diocesano, que foi muito participado, com uma Procissão pelas ruas da Vila, com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em comunhão com os milhares de peregrinos que se encontravam na Cova da Iria.
Desta vez o percurso foi diferente e mais longo que o habitual, por se estar a viver o Ano da Fé e desejar transmitir a mensagem da Senhora da Paz, levando-a a locais mais recônditos.
A serenidade da, ainda em Tempo Pascal, foi propícia à elevação espiritual das cerca de 400 pessoas, de várias idades, que caminharam durante quase duas horas, empunhando velas acesas, rezando o Terço e cantando em louvor da Rainha do Universo, colocando no seu Coração Maternal os mais íntimos sentimentos e anseios. Foi um tempo de “penitência e oração”, tal como foi pedido por Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Alfarim
Também a simpática aldeia da Paróquia do Castelo de Sesimbra teve a sua procissão, presidida pelo pároco e com centenas de pessoas na rua a acompanhar a imagem da Virgem Maria, enquanto se rezava o terço e se acompanhava a oração com os cânticos.

20 de Maio de 2013