Pastoral da Juventude de Setúbal

(0156) Mãos dadas... ESaV

O Diácono João Dias, que será em breve ordenado sacerdote, foi nomeado diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis. O novo responsável tem como principal objetivo pastoral a aproximação às paróquias, de forma a conhecer melhor a realidade local dos jovens.

O SDPJ já prepara o novo ano pastoral, com uma nova equipa liderada pelo Diácono João Dias e que pretende «dar continuidade ao trabalho da equipa anterior pela missão de evangelização e conversão dos jovens da diocese».

«Temos o desejo de ver uma Igreja cheia de jovens mas para isso é necessário olhar para a juventude, não como a igreja do amanhã, mas já como membros ativos e responsáveis das nossas comunidades», refere o Diácono.

Para se fazer próximo e ir ao encontro da linguagem juvenil atual, o SDPJ quer apostar forte nas redes sociais, tendo «a preocupação de dar a conhecer a novidade e de levar o Evangelho aos jovens».

O secretariado quer também, sublinha o diretor, «promover atividades pastorais que contribuam para a formação, proporcionando aos jovens o encontro verdadeiro com Cristo para que se possam sentir interpelados pelo desafio lançado pelo Papa Francisco: ‘Ide, sem medo, para servir’».

Um dos principais objetivos do SDPJ neste ano pastoral, acrescenta o Diácono João Dias, é «estruturar a orgânica do secretariado de forma a conseguir uma aproximação aos jovens, procurando um trabalho em articulação com outros secretariados de modo a facilitar a evangelização». O responsável refere ainda que é meta da nova equipa a passagem por todas as paróquias e vigararias da diocese para conhecer a realidade, apontando esta iniciativa como a atividade mais importante do ano, como meio de aproximação à juventude.

A primeira atividade do SDPJ, ainda a ser ultimada, vai ocorrer no dia 22 de Novembro, sexta-feira, na vigararia de Almada, e será a marca da juventude nas iniciativas de encerramento do Ano da Fé na diocese: um «CaFÉ-concerto”» que dará início oficial às atividades diocesanas do secretariado.

Bruno Máximo Leite

22 de Outubro de 2013