Em Almada, no dia de Cristo Rei

ano da fé

A cidade de Almada é o local escolhido para as cerimónias de encerramento do Ano da Fé na Diocese de Setúbal. Marcadas para dia 24 de Novembro, Domingo, Solenidade de Cristo Rei, é justamente para o Santuário de Cristo Rei que, desde a Igreja de Almada, confluirá a Procissão que marca o fim deste ano tão especial na vida da Igreja.

Na verdade, a preparação para o encerramento começará 15 dias antes, quando cada paróquia da Diocese receber e distribuir uma pagela onde, entre várias coisas, estará impresso, numa parte destacável, um «Compromisso de Oração». Este «Compromisso» tem a intenção de lembrar a quem o recebe que deve rezar por outro irmão que não conhece ao longo daqueles dias até ao encerramento: assiná-lo-á e procurará ser fiel ao propósito de oração nele constante. No momento determinado por cada pároco, mas até à manhã daquele Domingo de Cristo Rei, estes compromissos serão recolhidos por paróquias, com a finalidade de serem entregues por um representante da comunidade no momento da Apresentação dos Dons da Eucaristia Solene de encerramento.
Esta terá lugar às 15h de dia 24, no Largo Gabriel Pedro, ao lado da Igreja Nova de Almada, e será presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese. Nesse dia, em princípio, não se celebrará a Eucaristia da parte da tarde em mais nenhum local da Diocese, de modo a permitir que os fiéis se possam associar a este momento significativo da vida da Igreja diocesana.
Antes da própria celebração, os fiéis serão ainda convidados a fazer um gesto de caridade concreta, partilhando géneros alimentares que irão ser destinados, por indicação do clero da Diocese, pela Associação Vale de Acór/Projeto Homem, e pela Casa do Gaiato de Setúbal. Por sua vez, o ofertório da Missa terá como destino o fundo diocesano de emergência, que se destina a acudir a situações agudas de carência na nossa diocese. Durante a Eucaristia serão ainda entregues, como já foi dito, em jeito de ofertório, os «Compromissos de Oração», recolhidos nas paróquias da Diocese até à manhã desse dia.
No fim da Missa, terá início imediato a Procissão Eucarística, que sairá do Largo Gabriel Pedro passando pela Rua Fernão Lopes, Praça da Renovação e Avenidas D. Nuno Álvares Pereira e Cristo Rei, em direção ao Santuário, onde se celebrarão as Vésperas e o momento de Envio.
Na procissão, o Santíssimo Sacramento seguirá numa Custódia de grandes dimensões, especialmente elaborada para o efeito, ladeado de bom número de lanternas, de modo a realçar e dignificar bem a Sua Presença. Seguirão igualmente na Procissão, em lugar próprio, os pendões e as cruzes paroquiais de cada comunidade, em sinal de presença de cada paróquia. Irá ser colocado som ao longo do percurso, para ajudar à oração, reflexão e ao canto dos participantes.
Chegados ao Santuário, cantar-se-ão as Vésperas e rezar-se-á a Oração composta especialmente para o momento, e que também figurará na pagela. No momento do envio, cada um dos presentes receberá um dos «Compromissos de Oração» entregues na Eucaristia, ficando por sua vez com o compromisso de rezar por aquela pessoa que o assinou, mesmo que não o conheça.
Aponta-se o fim destas cerimónias para cerca das 19h.

23 de Outubro de 2013