Encontro Diocesano de Movimentos e Obras do Apostolado dos leigos

encontromovimentos

No passado Domingo, dia 20 de Outubro, realizou-se o Encontro Diocesano de Movimentos e Obras do Apostolado dos Leigos, no auditório da Anunciada, em Setúbal. O bispo da diocese, D. Gilberto dos Reis, ouviu durante toda a tarde o testemunho de cada movimento e obra sobre o que têm feito para a educação da fé dos seus membros e como comunicam essa fé aos mais afastados e descrentes.

O auditório apresentou-se com muitos participantes que deram muita vida ao ambiente, enchendo muito mais de metade da sala. O Dia Mundial das Missões, celebrado naquele dia, foi desta forma vivido de diferentemente na diocese com a partilha das várias experiências dos movimentos e obras eclesiais.

Os promotores do encontro começaram por explicar a dinâmica da tarde em que através da meditação dos mistérios da Luz se iam intercalando os testemunhos dos vários movimentos que trabalham na diocese de Setúbal, no que se pretendia um momento de partilha, oração e escuta da Palavra, acompanhada por um coro de jovens de vários grupos eclesiais.

Cada Movimento e Obra foi convidado a testemunhar o que tem feito para a educação da fé dos seus membros e também no esforço de comunicar a fé aos afastados e descrentes. Um representante dos 16 movimentos presentes acedeu ao convite do prelado e falou sobre o tema proposto, sobre o que fizeram neste Ano da Fé, dando também a conhecer os carismas e o que fazem nas paróquias.

Depois de uma longa tarde de partilhas houve lugar para a oração das Vésperas. No final, o prelado deixou uma palavra de incentivo e agradecimento aos responsáveis e participantes na assembleia.

Nos vários testemunhos foi notória a importância que os vários grupos e obras desempenham diária e semanalmente nas paróquias para a propagação da fé e para o movimento da Igreja em cada local.

Um só Corpo

«Foi Deus que nos convocou, pela Sua vontade, nesta tarde», referiu o prelado, sublinhando que o seu maior desejo é que estes projetos diocesanos eduquem a todos no discipulado. «Bendito seja Deus por esta experiência maravilhosa de santidade e de oração uns pelos outros que hoje, aqui, pudemos viver. Que belo testemunho da presença do Espírito Santo! O Espírito Santo cai, e conforme a inspiração de cada um, vai criando os movimentos», disse. Para o bispo «foi o Espírito de Deus que aqui falou através de cada um, numa palavra de esperança, num apelo à santidade, à formação, à presença no mundo, ao sentido de Igreja, na atenção aos mais pobres e aos presos. Todos os movimentos e obras são diferentes, mas todos somos um único corpo». «Todos somos o Corpo de Cristo», reforçou.

Bruno Máximo Leite

28 de Outubro de 2013