Diocese de Setúbal – Encerramento do Ano da Fé

ano da fé

No próximo dia 24 de Novembro, a partir das 15 horas, terá início o primeiro ato do encerramento do Ano da Fé na nossa Diocese, com a celebração da Eucaristia, no Largo Gabriel Pedro, junto à Igreja Nova de Almada. Esta será presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, e concelebrada pelo restante clero da Diocese.

Todos estão convidados a trazer um género alimentar – como gesto de Fé traduzido em caridade concreta – para entregar nos locais que vão estar assinalados, e cujo destino será apoiar duas instituições da nossa Diocese: a Casa do Gaiato de Setúbal e a Associação Vele de Acór/Projeto Homem.

Durante as Missas Vespertinas desse fim de semana e nas da manhã de cada paróquia da Diocese, devem ser recolhidos os compromissos de oração preenchidos, e que serão entregues, na ocasião da Apresentação dos Dons da Eucaristia, por um representante de cada paróquia. O Ofertório desta Eucaristia tem também um objetivo especial: reforçar o Fundo Diocesano de Solidariedade.

Durante a celebração (e até já antes dela, desde as 14.30h) dentro da Igreja de Almada, estarão disponíveis vários sacerdotes para que quem deseje receber o Sacramento da Reconciliação o possa fazer.

Terminada a Eucaristia, tem início a Procissão Eucarística, que passará pelas avenidas Nuno Álvares Pereira e do Cristo Rei até ao Santuário, num percurso de cerca de 1800 metros. Cada Paróquia deve trazer consigo a sua Cruz Paroquial e/ou Pendão, que irão na «cabeceira» da procissão; convidam-se também todos os acólitos a estar devidamente revestidos de alva para este momento. A ordenação do percurso será mantida pelos escuteiros.

O Santíssimo Sacramento irá em andor, em Custódia de Procissão especialmente construída para este efeito, e com cerca de dois metros de altura, de modo a proporcionar visibilidade maior durante a deslocação pelas ruas de Almada. O andor irá suportado por oito pessoas, tarefa para a qual se apela às paróquias, grupos e movimentos que façam chegar a sua disponibilidade à organização do encerramento, de modo a organizar as substituições durante o percurso. O Santíssimo irá ainda rodeado de lanternas, de modo a realçar a Sua presença.

Durante o percurso irão ser escutadas pequenas meditações, intercaladas de música adequada, de molde a permitir um ambiente de devoção e fé.

Chegados ao Santuário, serão ali cantadas as Vésperas da Solenidade de Cristo Rei, após o que será feita a Consagração a Nossa Senhora de todos os presentes e o momento de envio.

Chama-se a atenção que os autocarros não podem ir até ao exato local da Missa, pelo que devem largar os passageiros o mais próximo possível, apresentando-se como sugestão a Praça de S. João Batista ou a Praça Gil Vicente. No final, cada qual apanhará os seus passageiros no lugar combinado e considerado conveniente pelo respetivo motorista. Os carros particulares dispõem de estacionamento subterrâneo (pago) na Praça de S. João Batista e por detrás da Academia Almadense.

07 de Novembro de 2013