comprehensive-camels

Cacilhas

cacilhas procissão

No dia 3 de Novembro realizou-se a procissão de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cacilhas, como habitualmente repleta de participantes. O Pe Quintino Trinchete, pároco de Cacilhas, pela primeira vez envolvido na festa da padroeira fez a sua primeira pregação na localidade junto ao farol.

 

Muitas centenas de pessoas acompanharam a procissão, que demorou cerca de duas horas a percorrer as ruas de Cacilhas. O tempo sem chuva ajudou à manifestação de fé. Muitos foram os fiéis que se mantiveram sentados a contemplar o rio e se mantiveram à espera da imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso para ver a tradicional bênção às embarcações do Tejo, junto ao farol.

Alguns barcos de recreio e de profissionais do mar perfilaram-se para receber a bênção do Pe Quintino Trinchete que, por intercessão da padroeira pediu por todos os homens que ganham a vida no mar. Quem estava no rio respondeu com as buzinas das embarcações como sinal de agradecimento.

O sacerdote, no sermão, lembrou que «Cacilhas celebra, em particular, com íntima e profunda alegria, a festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, tão profundamente amada e filialmente invocada pelos seus habitantes». «A Senhora exprime o seu grande amor para com os homens, sobretudo, intercedendo por eles junto d’Aquele que é a fonte inesgotável de todas as graças: o seu Divino Filho. Ninguém, mais do que Ela, está em posição de intervir junto d’Ele, de interceder por nós e de nos obter tudo aquilo de que precisamos para sermos autênticas testemunhas do Evangelho», referiu. Falando da missão que Maria teve na vida de Cristo e na importância que Ela tem nas nossas vidas, o pároco referiu que «a função maternal de Maria em relação aos homens, de modo algum ofusca ou diminui a única mediação de Cristo; manifesta antes a sua eficácia».


 

Festa da vida


 

Nas suas palavras o sacerdote continuou dizendo que «a ação mediadora de Maria não afasta os homens de Cristo. Pelo contrário, intercedendo por eles, leva-os a Ele como única fonte de todos os bens da salvação; impele-os a incarnar o seu Evangelho, sem dúvidas nem medo, no quotidiano da própria vida. Não é fácil reconhecer hoje, no meio de tantas vozes ensurdecedoras, a voz do divino Mestre e fazer dela a norma de toda a existência. Também não é simples superar os obstáculos e resistir às tentações que colocam em risco a própria vida cristã». Contemplando a imagem os presentes ouviram ainda das palavras do pregador que a certeza de que Maria está presente na “festa da nossa vida” é a razão da nossa esperança diante das nossas carências. «Confiando na intercessão de Maria nós também podemos ter a nossa vida transformada pelo amor de Jesus que é o vinho que contém todos os elementos que, muitas vezes, estão faltando na nossa vida. Há dias em que para nós faltam, alegria, paz, saúde, harmonia interior, parecendo até que a festa está a chegar ao fim», disse.
O jovem sacerdote deixou uma prece à padroeira: «Senhora do Bom Sucesso, olhai para esta Paróquia de Cacilhas que é vossa; olhai por que aqui estiveram, nestes dias; abençoai e protegei todas as famílias, na sua união e fidelidade; abençoai e protegei as crianças e os jovens, os idosos, os doentes, os pobres, os desempregados, todos os que perderam a coragem de sonhar e de acreditar em Deus e nos homens. Que não nos falte a saúde, a paz e a concórdia, o trabalho e a prosperidade, o ânimo e a alegria da fé e da esperança para a vida de cada dia.»

Bruno Máximo Leite

Partilhe nas redes sociais!
12 de Novembro de 2013