comprehensive-camels

Comissão Diocesana para o Ano da Fé

ano da fé

No próximo dia 24 de Novembro, a partir das 15 horas, terá início o primeiro ato do encerramento do Ano da Fé na nossa Diocese, com a celebração da Eucaristia, no Largo Gabriel Pedro, junto à Igreja Nova de Almada. Esta será presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, e concelebrada pelo restante clero da Diocese. Relembro que, por indicação do Senhor Bispo de Setúbal, comunicada atempadamente no Plenário do Clero, todas as Missas da tarde de Domingo devem ser anuladas, de molde a concentrar o maior número de pessoas em Almada neste encerramento.

 

Todos estão convidados a trazer um género alimentar – como gesto de Fé traduzido em caridade concreta – para entregar nos locais que vão estar assinalados, e cujo destino será apoiar duas instituições da nossa Diocese: a Casa do Gaiato de Setúbal e a Associação Vale de Acór/Projeto Homem. Os sacerdotes, por favor, não se esqueçam de realçar muito este gesto nas suas comunidades.

Durante as Missas Vespertinas desse fim de semana e nas da manhã de cada paróquia da Diocese, devem ser recolhidos os compromissos de oração preenchidos, e que serão entregues, na ocasião da Apresentação dos Dons da Eucaristia, por um representante de cada paróquia. O Ofertório desta Eucaristia tem também um objetivo especial: reforçar o Fundo Diocesano de Solidariedade.

Durante a celebração (e até já antes dela, desde as 14.30h) dentro da Igreja de Almada, estarão disponíveis vários sacerdotes para que quem deseje receber o Sacramento da Reconciliação o possa fazer. Pedimos que haja da parte de alguns sacerdotes esta disponibilidade.

Terminada a Eucaristia, tem início a Procissão Eucarística, que passará pelas avenidas Nuno Álvares Pereira e do Cristo Rei até ao Santuário, num percurso de cerca de 1800 metros. Cada Paróquia deve trazer consigo a sua Cruz Paroquial e/ou Pendão, que irão na «cabeceira» da procissão; convidam-se também todos os acólitos a estar devidamente revestidos de alva para este momento. A ordenação do percurso será mantida pelos nossos escuteiros, cujas indicações devem ser respeitadas.

O Santíssimo Sacramento irá em andor, em Custódia de Procissão especialmente construída para este efeito, e com cerca de dois metros de altura, de modo a proporcionar visibilidade maior durante a deslocação pelas ruas de Almada. O andor irá suportado por oito pessoas, tarefa para a qual se apela às paróquias, grupos e movimentos que façam chegar a sua disponibilidade à organização do encerramento, de modo a organizar as substituições durante o percurso. O Santíssimo irá ainda rodeado de lanternas, de modo a realçar a Sua presença. As paróquias que tenham opas brancas para os que carregarem o andor devem trazê-las.

Durante o percurso irão ser escutadas pequenas meditações, intercaladas de música adequada, de molde a permitir um ambiente de devoção e fé.

Chegados ao Santuário, serão ali cantadas as Vésperas da Solenidade de Cristo Rei, após o que será feita a Consagração a Nossa Senhora de todos os presentes e o momento de envio.

Não se esqueçam todos de ter em conta e de avisar que não há lugares sentados, pelo que cada um deve prevenir-se nesse sentido, se tiver dificuldades particulares nesse campo.

Chama-se a atenção que os autocarros não podem ir até ao exato local da Missa, pelo que devem largar os passageiros o mais próximo possível, apresentando-se como sugestão a Praça de S. João Batista ou a Praça Gil Vicente. No final, cada qual apanhará os seus passageiros no lugar combinado e considerado conveniente pelo respetivo motorista. Os carros particulares dispõem de estacionamento subterrâneo (pago) na Praça de S. João Batista e por detrás da Academia Almadense.

 

A Comissão Diocesana

Partilhe nas redes sociais!
20 de Novembro de 2013