BILHETE-POSTAL

Bispomanuel

Caro Alfredo,
As mensagens não envelhecem. A título de exemplo, repara nestas que já são de muitos dias atrás:

1 • Furacão nas Filipinas. Tens presente o número de mortos, de fugitivos, de destruições, de famílias destroçadas? Os peritos vão procurando razões, mas o mistério fica sempre de pé: porquê isto e porquê tanto, Senhor? Porque temos fé, sabemos que tudo acontece para bem, que o nosso Deus acabará por aparecer. É isto o que nos distingue dos sem-fé. Todavia, frágeis como somos, não nos cansaremos de repetir: “Senhor, eu Creio em Vós, mas aumentai a minha fé”. Que o silêncio de Deus, que chega a fazer vacilar a fé dos fortes, não me tente nem me abale na minha. Antes, pelo contrário.

2 • Foi-nos pedida oração pelos Seminários. Os Seminários são o espaço e o tempo onde e durante o qual os nossos jovens se preparam para o sacerdócio. O Padre faz parte do Direito Constitucional da Igreja, por clara vontade de Jesus Cristo. Então, vamos dizer que a Igreja será muito do que os padres forem e por isso também do modo como forem acompanhados e “Construídos” nos Seminários. Atenção, Seminários, queremos padres santos, inteiramente dados à sua missão, pobres, próximos de todos, que saibam chorar com os que choram, que deixem espelhar nos seus rostos e suas vidas a alegria da sua fé e da sua consagração.

O Papa Francisco, na força do Espírito que nele se sente ao vivo, vai-nos dizendo alto os bispos de que a Igreja precisa, os padres que Jesus quer. Fala-se muito, e com razão, na nova evangelização. Atrevo-me a proclamar, sem medo, que o segredo e o êxito da nova evangelização estão logo no padre. Tenhamos padres que sejam padres, e vamos ao encontro da Igreja que Jesus quer. Nunca foi preciso pensar tanto nestas verdades como agora. Não dormamos mais. Chegou a hora de acordar.

3 • Mais uma vez nos encontramos com o nosso tão simpático S. Martinho. Sempre gostei muito dele, até porque a querida paróquia de Cedofeita que me foi confiada durante dez anos tinha-o como padroeiro, o que me levou a visitar o seu sepulcro em Tours. Ainda hei-de contar-te a razão por que a fama deste grande taumaturgo veio para Cedofeita.

Pois, agora, quero focar-te só duas mensagens que saltam da vida deste cristão: logo, a sua caridade que o levou a repartir a sua capa de soldado com um sem-abrigo, que, depois viria a saber que era Jesus; a seguir, porque se tornou num provocador de encontros festivos, vizinhanças procuradas, e tudo com o sabor precioso do vinho novo e da saborosa castanha, frutos novos com que a natureza nos prenda por ocasião das suas festas

Ler a vida, apreciar a vida, semear a vida, que belo que tudo isto é!

Mt.º Ded.º

+ Manuel