comprehensive-camels

Arcebispo de Damasco peregrina a Fátima

20131121104536_Arcebispo_Damasco_Samir_Nassar

Há cristãos perseguidos no Médio Oriente. O alerta não é novo, mas tem-se agudizado também por meio da campanha promovida pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) uma organização pública dependente da Santa Sé. A secção portuguesa da AIS traz o bispo a Portugal para que testemunhe de viva voz como vivem as comunidades cristãs dessa região. No Santuário de Fátima, a Síria será consagrada a Nossa Senhora de Fátima a 1 de dezembro.

D. Samir Nassar, arcebispo maronita de Damasco, Síria, vem a Portugal, anuncia a AIS, “para darem testemunho dos tempos conturbados que se vivem nos seus países e da situação muito delicada – por vezes mesmo de opressão violenta – com que se confrontam diariamente os Cristãos nesta região do mundo”.

A visita dos dois prelados coincide com o lançamento da Campanha de Natal da Fundação AIS, que este ano tem como principal objetivo apoiar os refugiados sírios que se encontram em fuga dentro do seu próprio país, ou em diversos campos de acolhimento em países da região, como a Turquia, Líbano e Jordânia.

A 1 de dezembro, no Santuário de Fátima, o arcebispo maronita D. Samir Nassar consagrará a Síria e o seu povo a Nossa Senhora de Fátima, durante a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, às 10h. O mesmo prelado concelebrará na Missa das 11:00, na Basílica da Santíssima Trindade.  

O arcebispo maronita de Damasco chega hoje a Lisboa, 29 de novembro, e partirá de regresso ao seu país a 2 de dezembro.

Recorde-se que no último relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação AIS, em que se monitoriza o período de 2011 a 2013, constata-se que em relação aos 30 países analisados a situação piorou, registando-se uma maior violência e perseguição em relação às comunidades cristãs.

 

Programa da Visita divulgado pela AIS:

 

29 de Novembro, 15.30h, Lisboa

Conferência na Universidade Católica Portuguesa,

com a presença de D. Samir Nassar, Arcebispo Maronita de Damasco, Síria

30 de Novembro, 16.30h, Lisboa

Vigília de Oração pela Paz na Síria e Médio Oriente,

no Mosteiro dos Jerónimos, Belém

1 de Dezembro, 10.30h, Fátima

Oração do Terço na Capelinha das Aparições pela paz na Síria,

com a presença de D. Samir Nassar. Pelas 11h, segue-se Missa no Santuário de Fátima.

2 de Dezembro, 21h, Lisboa

Concerto de Natal com a Banda Sinfónica da GNR, no Teatro Tivoli. As receitas deste concerto reverterão a favor dos refugiados da Síria

 

Partilhe nas redes sociais!
29 de Novembro de 2013