Monte da Caparica

1549272_735636766449092_1243536820_n

No passado dia 11 de Janeiro decorreu o Cortejo dos Reis Magos no Monte da Caparica. Inserido na festa de Natal da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, muitas foram as pessoas que não quiseram deixar de estar presentes e participar.

Com uma semana de atraso em relação ao dia de Reis, uma vez que os camelos estiveram empenhados noutras andanças, noutros lugares “longínquos”, cerca de 150 figurantes vestidos “à época”, com roupas feitas na paróquia de propósito para tal festa, e outras pessoas que traziam os seus próprios trajes, foi-se esperar os Reis a cerca de 500 metros da Igreja. Desta vez eles vieram do Ocidente, pela estrada da Trafaria, já que agora é no Ocidente que vivem muitos dos que não (re)conhecem o Senhor. O cortejo incluiu doze cavaleiros e três grandes dromedários, transportando três distintos Reis Magos. Pelo caminho foram distribuídas perto de mil mensagens dos reis. E foi-se juntando uma grande multidão.

Todos foram convidados a trazer um presente para o Menino Jesus, mais propriamente géneros alimentares, algo que depois foi partilhado com os irmãos mais carenciados.

E assim se recriou a grande peregrinação dos Magos e de todos os homens em direção à bela gruta, a Igreja, onde o Senhor manifesta a sua beleza e vida ao mundo.

21 de Janeiro de 2014