Encontro diocesano de Crismados Adultos

DSC_0473

No dia 19 de Janeiro, no salão da igreja nova da Amora (Seixal) teve lugar o encontro que todos os anos D. Gilberto dos Reis, bispo de Setúbal, tem vindo a promover com os crismados adultos. Com a organização do Secretariado Diocesano da Catequese de Adultos (SDCA) cerca de cem confirmados partilharam como estão a viver esta fase.

Foi uma tarde de partilha: começando com a oração os participantes puderam depois ouvir alguns testemunhos de fé. Primeiro foi exibido um vídeo, e depois os presentes foram testemunhando a sua fé e como a têm vivido depois de receberem o Espírito Santo através do Crisma.

O Pe Rui Gouveia, diretor do SDCA, explicou que o encontro «serve para estimular quem fez o crisma e mostrar que não estão sozinhos na caminhada», e «mostrar com estes testemunhos as alegrias e as dificuldades de ser crismado», disse.

«Rezem por mim que eu rezo por vocês»

Depois de um tempo de partilhas o prelado agradeceu desde logo ao SDCA pela realização daquele momento e dirigindo-se aos catequistas presentes, enalteceu o trabalho realizado na formação aos crismados. Agradeço aos crismados pelo testemunho e pela sua presença neste encontro e na vida da Igreja.

Depois de ouvir as várias partilhas o bispo lembrou que há um longo caminho para fazer, onde se pode tropeçar em qualquer altura uma vez que a qualquer altura o mal pode bater à porta. «Mas vocês já estão prevenidos», realçou, sublinhando que «aquele que segue Cristo tem a vitória assegurada».

Fazendo alguns comentários e dando ainda algumas respostas a propósito do que ouviu durante os vários testemunhos, o prelado lembrou que estamos no princípio da caminhada desta nossa fé. «Temos que estar num sentido de busca, pois Deus está sempre à nossa frente e está vivo», disse.

D. Gilberto dos Reis aproveitou o momento para desafiar os presentes a dizer aos amigos que foram batizados e que se afastaram «a mostrar a beleza da Igreja convidando, por exemplo, a fazer um Cursilho de Cristandade». «Ajudem as pessoas que foram batizadas em pequeninas e não conhecem a fé a descobrir a beleza e a força da Igreja», disse, lembrando que os padres e religiosas na diocese são menos que os crismados, por isso, se não forem estes mais difícil é levar esse anúncio ao maior número de pessoas, e ao batismo, ao crisma e à catequese.

Pediu ainda que rezassem mais pelas vocações. «Rezo por vós, rezem também por mim», referiu, apelando a todos a participar na «prenda» da sua boda de prata episcopal através do empenho na oração pelas vocações, tal como pediu à Diocese.

Bruno Máximo Leite

27 de Janeiro de 2014