Seminário de Almada

DSC_0603

O seminário Maior de São Paulo, em Almada, antecipou as celebrações da festa da conversão do Apóstolo das Gentes para véspera, dia 24 de Janeiro. Na festa realizou-se a instituição de um leitor e um acólito, ambos seminaristas que fazem o seu caminho rumo ao sacerdócio.

Ao fim do dia muitos foram os amigos e familiares dos seminaristas Miguel ngelo Conceição, instituído Leitor, e Carlos Sécio, novo acólito, que compareceram para a oração de Vésperas e Eucaristia. D. Gilberto dos Reis, bispo de Setúbal, presidiu às cerimónias com a participação de vários presbíteros e diáconos, embora não em grande número devido à hora, em que muitas paróquias têm também a sua celebração ferial. O novo leitor, oriundo da paróquia de São Sebastião, de Setúbal, e o novo acólito, do Monte da Caparica, realizaram assim mais um passo na sua caminhada sacerdotal. Celebrando o apóstolo Paulo, o prelado, na homília, lembrou a transformação realizada pelo encontro que teve com Jesus. «Vive anunciando o evangelho e a construir uma comunidade de cristãos», disse o bispo, «vive todos os dias para anunciar e contemplar o Senhor». D. Gilberto dos Reis lembrou que os padres deviam seguir este exemplo de Paulo, mesmo sabendo que nem sempre são essas testemunhas de forma tão perfeita. Para o pastor da diocese um padre deve viver totalmente a entrega aos outros, e é chamado a ser pobre para os pobres, é chamado a fazer comunhão, e a ir ao ritmo da comunidade sem olhar para trás. «Há tantas divisões no mundo e na Igreja», referiu, referindo as divisões paroquiais, diocesanas e nos grupos. «Paulo, contudo, pede comunhão», realça. Depois das palavras do prelado o novo leitor e o novo acólito foram instituídos com a bênção prevista na liturgia, e o novo acólito, Carlos Sécio, assumiu logo a sua missão de servir o altar. Foi uma festa para todo o seminário e para quem todo o ano trabalha naquele local.

Mafalda Veiga, surpresa da noite

Depois da celebração na Capela do Seminário os convidados puderam estar à volta da fogueira, onde um grupo de Cursistas da Amora cantou algumas canções tradicionais portuguesas, em jeito de Janeiras. O jantar realizou-se de seguida num ambiente fraterno. Depois do jantar os convidados dos seminaristas puderam dirigir-se para a antiga adega do seminário onde a cantora Mafalda Veiga atuou. O Pe Rodrigo Mendes, reitor do Seminário de Almada, foi o «cicerone» da atuação, numa viagem à volta da vida da cantora através dos seus temas mais conhecidos, e com muita conversa à mistura.

Bruno Máximo Leite

03 de Fevereiro de 2014