comprehensive-camels

Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra

DSC_1060

O Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra celebrou no passado dia 15 de Março o seu XL aniversário. Um dia de festa complementado com a inauguração da ampliação das novas salas da creche, numa cerimónia que teve a presença de D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, Clara Birrento, presidente regional da Segurança Social e Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra (CMS).

 

Direção, funcionários, crianças, pais e amigos juntaram-se em ambiente de festa para celebrar quarenta anos ao serviço da comunidade, num dia de sol e alegria. O Centro Paroquial uniu o aniversário à inauguração e bênção da ampliação da valência de creche através do programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) o que permitiu à instituição passar a ter capacidade para 238 crianças dando trabalho a 40 funcionários.

«Deixai vir a Mim as Criancinhas» foi o tema escolhido pela direção para celebrar este aniversário. Pegando neste tema e para assinalar a data foi inaugurado um painel escultórico numa das paredes do centro. A artista, Teresa Oliveira, referiu que o local acolhe diariamente a criança, e é parte integrante da paróquia, pelo que a a alusão se justifica plenamente: «Desenhei Jesus com Crianças, e um jovem com um livro. Esta é uma casa onde se aprende, e este é um quadro que mostra os elementos com que os mais novos devem contactar desde pequenos: a água, os animais, a terra e árvores, o sol, o ar livre, e a liberdade de conhecimento», explicou na ocasião.


 

Bênção das novas salas


 

Ordenadamente os convidados principais puderam visitar e conhecer as áreas intervencionadas com o PARES, havendo de seguida o momento solene da bênção do espaço.

Na homília da cerimónia o prelado, pegando na leitura evangélica que deu mote ao tema do aniversário do Centro Paroquial, lembrou que Jesus quando disse «deixai vir a mim as criancinhas» não falou apenas de crianças. «Pode ser um doente já no seu leito de dor, um desempregado, um preso ou que cometeu um crime ou que se agarrou a um vício», disse. «Há quarenta anos foi criado este espaço para educar e acolher crianças por causa da preocupação com elas e com as suas famílias», lembrou.

«A comunidade cristã desta paróquia está solicita a este “deixai vir a Mim as crianças”. Acolher os pobres, não apenas dar de comer mas senta-los à mesa connosco. Deixar vir não é apenas chamar mas envolver no Coração de Cristo», referiu. Para o prelado é difícil deixar vir as crianças devido aos egoísmos existentes. «Estas crianças são convidadas a descobrir este amor de Deus, senão não faziam sentido estes espaços. Pais e funcionários são responsáveis a ajudar nessa descoberta, não se esquecendo de procurar também eles esta santidade», lembrou. «Não queremos apenas louvar o Senhor, mas pedir que ajude a aproximar a Cristo», disse. Depois destas palavras o prelado abençoou o espaço e os presentes.


 

Mergulhar na História


 

O Pe David Caldas, presidente do Centro Paroquial, usando da palavra, manifestou a sua alegria pela celebração do aniversário e das novas obras. «Celebrar 40 anos é mergulhar na sua história, e recordar tantos rostos que por aqui passaram, muitos deles já nem se encontram entre nós. É dar Graças a Deus por tanto que foi feito», referiu. Lembrou ainda que é preciso refletir naquilo que se pode melhorar, procurando sempre a dignidade através da missão em que se vão comprometendo. «Não construímos esta casa para nós», declarou, «mas pensada e construída a pensar naqueles que todos os dias dela usufruíram». «O que necessitam hoje não era aquilo que precisavam há 40 anos», disse, lembrando que os tempos mudam e que a resposta à modernidade é uma meta. «Temos uma casa mais moderna, com ajuda do PARES», salientou, agradecendo a todos os envolvidos. «Somos responsáveis também a dar a conhecer o rosto de Cristo», declarou. O responsável agradeceu a todos os elementos da direção e familiares mas em especial a todos os funcionários que diariamente sentem e vivem a instituição como sendo uma segunda casa.


 

Obra social


 

O edil, Augusto Pólvora, lembrou brevemente a história da instituição e a razão de ser do alargamento. «É forçoso e grato lembrar o Pe Agostinho Gomes pela visão desta obra que há 40 anos, em tempos diferentes dos de hoje, se construiu», disse, recordando ainda todos aqueles que mantiveram a instituição até aos dias de hoje com a mesma solidez. «Os presidentes que são os párocos têm sempre estado atentos as dificuldades e a inovação destes espaços», referiu.

Em representação do ministro da Segurança Social esteve Clara Birrento, diretora regional da segurança social de Setúbal. «O Senhor ministro está reconhecido pelo trabalho realizado durante estes anos pela instituição», disse, «pois está dar resposta aos problemas sociais no território onde está instalada, a celebrar o aniversário e apoia a vitalidade da resposta que está a dar», referiu.

Clara Birrento referiu que o PARES «tem por finalidade apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais no território continental». «O PARES incide em respostas sociais concretas, designadamente na criação de novos lugares em creches, facilitando a conciliação da vida familiar com a vida profissional, e no reforço dos Serviços de Apoio Domiciliário e dos Centros de Dia, promovendo as condições de autonomia das pessoas idosas; no aumento do número de lugares em Lares de Idosos associados a situações de maior dependência; Contempla ainda a integração de pessoas com deficiência pelo incremento da rede de Respostas Residenciais e de Centros de Atividades Ocupacionais».

A mesma responsável recordou alguns números: «contemplou 52 projetos, e no concelho de Sesimbra contou com quatro, tendo três já terminado».

A representante da Segurança Social referiu que «este programa é um fator de bem estar e de melhorias de condições de vida dos cidadãos». «Desde 2007 que há 2403 vagas de respostas sociais, com 135 postos de trabalho mantidos e mais 647 novos. Um setor que tem crescido nos últimos anos. 263 Instituições de apoio social são um facto de desenvolvimento e um parceiro essencial com a segurança social», disse.

A cerimónia finalizou com um beberete de festa.

Bruno Máximo Leite

Partilhe nas redes sociais!
26 de Março de 2014