Jornada Diocesana de Adolescentes

DSC_1242

A Jornada Diocesana de Adolescentes realizou-se no passado dia 29 de Março promovida pelo Secretariado Diocesano da Catequese de Setúbal (SDCS). Cerca de 450 jovens não se intimidaram com a chuva e aparecem em Setúbal cheios de alegria.

Foi um dia muito chuvoso e desagradável, mas que não prejudicou umas jornadas ricas em partilha. Um encontro que pretendeu ser um momento de aprendizagem, diversão e oração. «A Grande Viagem» foi o tema escolhido pelo SDCS para propor aos adolescentes, inspirando-se na viagem que São Francisco Xavier fez para o Oriente. O patrono da cidade de Setúbal foi assim o centro temático, e deu azo a jogos e atividades que ajudaram os jovens a pensar melhor diversos aspectos da vida..

«Este é um encontro com que se pretende fazer uma experiência de Igreja na Diocese de Setúbal», disse o Pe. Rui Gouveia, diretor do SDCS, que lembrou que manteve o tema das jornadas anteriores que não se realizaram no ano passado: «Não fazia sentido estar a desperdiçar recursos que foram organizados». «Mesmo tendo sido em tempo de Ano da Fé, todos os anos são de Fé», lembrou.

Surpresa

O que mais surpreendeu o Pe Rui Gouveia foi o facto de no ano anterior ter havido menos inscrições que este ano. «Devido ao cancelamento do ano passado, pensei que iria haver menos jovens, o que não aconteceu pois o número foi superior às expectativas», confessou, diante dos dados de mais uma centena de jovens inscritos do que em 2013. «Um sinal do Senhor, um confirmar o evento! Mesmo com este anúncio de chuva foi gratificante esta afluência», disse.

Devido ao temporal que se fazia sentir o encontro realizou-se entre uma Escola Básica da Bela Vista e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Setúbal, não sendo utilizado o parque da Bela Vista como tinha sido anunciado. Tal facto não causou qualquer problema pois os jovens participaram ativamente nas atividades nos espaços abrigados da escola onde, divididos em 45 grupos, os jovens foram passando pelos postos ordeiramente e sem «atropelos», não se livrando de algumas gotas e do vento forte.

Jornadas «divertidas»

Inês Esteves, catecúmena da paróquia de Vale Milhaços, caracterizou o encontro como «divertido» e como sendo um momento de aprendizagem. Cláudia Carvalho, da paróquia de Santa Maria do Barreiro, referiu que estas jornadas são «boas para incentivar os jovens a permanecer na catequese e a não desistir da sua fé», salientou. Ambas afirmaram que no próximo ano querem repetir a experiência e incentivar à participação de mais amigos da catequese.

Quem também viveu intensamente este encontro foram os vários catequistas que acompanharam os jovens. Maria João, catequista na paróquia da Quinta do Conde, manifestou o seu agrado pela iniciativa do secretariado. «É um bom momento de encontro, formação e oração», disse.

Acolhidos pelo Pastor

Estas jornadas encerraram com a Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis. Os jovens encheram a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal.

«Vocês são jovens que pertencem ao mundo daqueles que creem como o cego», referiu o bispo na sua homília.

Pegando no tema o prelado lembrou que «há caminhos que não conduzem à felicidade», acrescentando que por vezes encontramos coisas que parecem ser de Amor e não são. «Somos inconstantes nesta viagem e para fazermos essa viagem mais equilibrada é preciso pegar no Salmo: «O Senhor é meu Pastor, nada me faltará», salientou.

O bispo lembrou ainda o caminho de São Francisco Xavier que não teve medo em avançar por confiar no Amor de Deus.

Bruno Máximo Leite

08 de Abril de 2014