Jogos da Primavera 2014

cne

No passado dia 3 de Maio foi dia de festa grande para os Escuteiros da região de Setúbal e a enorme participação nos Jogos da Primavera 2014. A XXXIX edição desta iniciativa teve como propósito lançar o tema do Acampamento Regional – SetMares. A cidade de Setúbal acolheu a maior participação de sempre, com 3785 participantes.

Ao contrário de anos anteriores os Jogos da Primavera realizaram-se apenas num dia, ao invés de dois. De acordo com o Chefe Regional, João Costa, «os Jogos são um momento de encontro da Região», e são a maior atividade regional do ano, associada à celebração do dia de S. Jorge, patrono do Escutismo. «Nos Jogos da Primavera, encontram-se os agrupamentos todos da Região, em celebração, festejando em conjunto a alegria do escutismo nesta diocese», explicou. Refletindo um pouco o contexto atual, o responsável referiu que «faz todo o sentido esta reunião e celebração, para uma tomada de consciência coletiva».

Os participantes encheram por completo o Auditório do largo Zeca Afonso, onde se deu a abertura aos Jogos da Primavera. O Pe Luís Ferreira, assistente diocesano do CNE, deu início aos jogos com a oração, lembrando que «Deus chama a cada um como chamou os apóstolos».

Mas foi na zona ribeira da cidade que os escuteiros participaram nos vários jogos previstos. Com pensamento no Acampamento Regional SetMares, os escuteiros evocaram a água e o papel dos mares com a sua simbologia na história do Povo de Deus e na associação a Cristo como fonte de vida.

Um dos pontos altos do dia foi a Eucaristia que juntou o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, e os quase quatro milhares de jovens. «A vossa presença com sabor a primavera diz aos mais pessimistas que vale a pena sonhar com um mundo melhor», referiu o prelado. Pegando nas leituras do dia que falam do grande acontecimento da aparição de Jesus aos seus discípulos de Emaús, lembra aos presentes que com aquele acontecimento se reforça e restaura a Eucaristia e faz com que os discípulos mudem as suas vidas, lembrando aos milhares presentes a importância de mudar e seguir a Cristo Vivo, sabendo à partida que as dificuldades serão muitas, mas ultrapassáveis.

«Crês no Cristo ressuscitado e salvador do mundo? Estás disposto a disputar Cristo mesmo com dificuldades? E procura-Lo nesta busca permanente?», interrogou o bispo, lembrando que Jesus cativa. «Posso contar convosco? Creio que sim, pois vocês são fortes», disse.

No final da atividade realizou-se o Festival da Canção escutista da Região, e que pretendeu descobrir o próximo hino para o SetMares, e que foi ganho pelo Agrupamento 371 – Baixa da Banheira.

Balanço positivo

No final do evento o Chefe João Costa referiu que «mais do que os números interessa avaliar a qualidade das participações». «Claro que, como sempre, nem tudo corre bem. Por exemplo, o som que nos foi cedido pela Câmara Municipal de Setúbal ficou muito aquém das nossas necessidades, o que prejudicou o sucesso da animação da noite», esclareceu, sublinhando que contudo, pelas primeiras reações que foram recebendo, os Jogos foram bem sucedidos.

O dirigente destaca ainda o final da Eucaristia como «um momento em que se sentiu a união da Região de Setúbal, em enorme fraternidade». «Há sempre trabalho para fazer e, no escutismo, estamos sempre em crescimento, como em qualquer movimento educativo. Mas só crescemos juntos, obviamente, e no final dos Jogos, senti essa união que é necessária», disse.

Ainda em avaliação do evento, referiu que «uma atividade como os Jogos da Primavera deve ser uma experiência pedagógica para cada escuteiros, não pelo jogo, mas pelos desafios que cada dirigente coloca aos seus escuteiros. Da nossa parte, podemos apenas esperar que estejamos a proporcionar experiências de crescimento», salientou.

Ainda nas palavras de João Costa esta foi a primeira etapa de um caminho que levará até ao final do Acampamento Regional. «Se mantivermos o bom espírito que presidiu aos Jogos, estou certo de que também o Acampamento Regional – SetMares vai ser um sucesso. A Região continua a caminhar em conjunto», realçou.

Bruno Máximo Leite

12 de Maio de 2014