Festival da Canção Jovem Cristã da Vigararia do Seixal

IMG_8548

O XXV Festival da Canção Jovem Cristã do Seixal realizou-se no passado dia 17 de Maio no Cine-Teatro de Corroios. Foram sete as bandas a concurso, que cantaram sob o tema: «Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.» (Mt 5, 3). Uma organização da Equipa Vicarial da Juventude do Seixal (EVIPAJIL) da paróquia de Corroios e do grupo de Jovens HOPE.

Um ambiente fantástico nas bodas de prata deste evento. Um festival que marca o calendário pastoral não apenas na vigararia do Seixal, mas em toda a diocese. Um festival que se mantem até aos dias de hoje e que este ano teve uma surpresa com uma benção apostólica do Papa Francisco. Uma saudação do Santo Padre destinada ao grupo de jovens Hope sendo instrumento de evangelização e espaço de promoção para tantos jovens. Na benção apela-se à continuação do trabalho dos jovens junto de Cristo, dando a conhece-l’O incessantemente.

Ana Cristina Bravo, uma das organizadoras, referiu que «sendo o Grupo de jovens Hope um grupo recente faz um balanço do festival bastante positivo». Questionada sobre qual o segredo de 25 anos de festival e do seu sucesso, a responsável refere que «o segredo de um festival assim é a união da equipa organizadora, humildade, muita oração e muita Hope (esperança)».

25 anos de fé

Pe Casimiro Henriques, pároco de Corroios, na sua mensagem para o festival, referiu que nestes 25 anos os jovens têm provado serem católicos felizes, mostrando a sua fé pela Palavra e música. «São já longos os caminhos percorridos, muitos os pés que os percorreram, muitos os rostos suados, muitas as mãos que serviram», salientou, acrescentando que «temos de dar graças ao Senhor por todos esses que antes de nós souberam ser de Cristo e nos ensinaram a nós a ser felizes em sê-lo». Não estando presente no evento, o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, deixou aos presentes uma mensagem de alegria e esperança. Pegando no tema do encontro, o prelado referiu que «é apropriado aos jovens pois que é um desafio à opção mais radical que alguém pode fazer e vós, queridos jovens, sois amigos de opções radicais, como aparece nos desportos radicais e também na consagração à vida religiosa ou sacerdotal de tantos».

Arrentela a campeã

Olhando para o Festival propriamente dito. As sete bandas a concurso, juntamente com as suas claques animadas, tentaram de tudo para sair vencedoras. No fim desta noite de alegria e festa, no final os prémios ficaram atribuídos desta forma: melhor letra com “Sal da Terra, Luz do Mundo” para a paróquia de Fernão Ferro; melhor Interpretação para a canção “Humilitas”, da Amora. A paróquia da Arrentela foi a grande campeã da noite com a atribuição do primeiro lugar e melhor música com a canção “Segue este caminho”, e com a melhor claque.

No final do Festival uma grande atuação de uma banda da casa, os «Luz Jovem» que atuou no local onde deu os primeiros acordes.

Eduardo Cardoso, um dos elementos da banda, referiu que «25 anos de festival são um sinal muito positivo para todos os jovens, não só da vigararia como também para a diocese». «É um sinal de união e partilha, onde os jovens da vigararia se juntam para proclamar a mensagem de Jesus. Leva-nos a sair da nossa paróquia e ir ao encontro dos outros, com um grande potencial de comunicação e evangelização através desta linguagem universal que é a música», disse. O músico lembrou que «nestes anos todos, conheceram vários jovens que se aproximaram da Igreja, e este evento teve muita influência nessa escolha de caminho». E recorda: «Começámos a participar há 20 anos como Grupo de Jovens de Corroios. O nome da banda vem daí, pois era o nome do grupo de jovens de Corroios», disse, explicando que «mais tarde, começaram a participar também na mostra de bandas da diocese e foi aí que levámos também este nome para fora das fronteiras da vigararia». «É um exemplo a seguir por outras vigararias, pois creio que é o único evento do género na diocese», disse.

O XXVI festival jovem da vigararia do Seixal, que se vai realizar no próximo ano, vai ser realizado na paróquia de Fernão Ferro.

Bruno Máximo Leite

26 de Maio de 2014