XXX Festróia

festroia

O XXX Festróia realiza-se de 6 a 15 de Junho. 188 filmes, provenientes de mais de 40 países, irão ser exibidos em Setúbal, no Forum Luísa Todi, Auditório Municipal Charlot e Auditório José Afonso.

A Associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS) apresenta-se mais uma vez neste certame com a presença de um jurado português, o Pe Daniel Nascimento, membro do clero diocesano.

Pelo terceiro ano consecutivo neste festival, o Pe Daniel Nascimento traça como objectivo da SIGNIS «o premiar trabalhos de qualidade no cinema». «Não sendo um festival religioso é importante que a Igreja esteja presente para analisar filmes onde a vida, os valores e os caminhos de vida estejam presentes», referiu, sublinhando que ao longo de três anos foram muitos os filmes que analisou de «extremo interesse».

Critérios que têm os valores do Evangelho por base.

O jurado vai ter ainda alguns dias a ver filmes. Mas adianta alguns dos valores que têm aparecido mais nos guiões cinematográficos: «Por exemplo, os filmes tratam de temas de integração de culturas nas sociedades, neste tempo de crise, em que a emigração se torna mais actual, os temas como racismo e xenofobia são presença nos filmes», disse.

«É uma amostra da sociedade europeia, e é importante a Igreja estar presente para dizer que há temas a serem vistos e valores a serem trabalhados», referiu.

Durante estes anos o sacerdote referiu que muitos são os filmes que podiam ser visualizados e debatidos no seio da Igreja, como em encontros de jovens ou ciclos de cinema, pois existem temas que mais facilmente mostram a vida a acontecer do que estar a mostrar doutrina. «O cinema tem o poder fantástico de ir às fronteiras da vida», salientou.

Paulo Branco homenageado

O júri Signis, composto também pelos jornalistas Guido Convents (Bélgica) e Gebauer Szabolcs (Hungria) vai avaliar os filmes que concorrem à “Secção Oficial”, oriundos de países que não produzem mais de 30 longas-metragens por ano. Os 14 filmes em apreciação foram produzidos em Portugal, Áustria, Israel, Espanha, Estónia, Holanda, Finlândia, Noruega, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Holanda, Lituânia, Letónia, Croácia e Sérvia.

Ainda para celebrar os 30 anos o festival convidou apenas galardoados com Golfinhos a integrar o seu Júri Oficial. O Festival Homenageia este ano o produtor português Paulo Branco.

BML

16 de Junho de 2014