Procissão de Corpo de Deus

DSC_0923

A procissão da solenidade de Corpo de Deus realizou-se no passado dia 22 de Junho em Setúbal, como habitualmente presidida pelo bispo diocesano, D. Gilberto dos Reis.

Devido à coincidência de outras iniciativas religiosas em outros locais da diocese, este ano notaram-se menos sacerdotes e leigos participantes, o que também ajudou no verdadeiro sentido de oração que uma procissão destas características apela. O silêncio e acima de tudo a organização foram notórios.

Ao início da tarde as pessoas foram aparecendo para adorarem o Santíssimo Sacramento que estava exposto desde a missa da manhã. Aos poucos o templo foi-se compondo e às horas marcadas o prelado deu início à oração de vésperas.

«Igreja em saída»

«Somos um mundo em que Deus nos pede para ir», disse o prelado na sua homília. O bispo, lembrando as palavras do Papa Francisco, referiu que somos «um corpo em saída, não fomos feitos para ficar, mas sair». «Hoje ao sair pelas ruas de Setúbal temos que pensar que somos um corpo em saída», pediu.

O pastor da diocese lembrou que grande parte do tempo fazemos em saída para o trabalho, visitar a família ou viagens, «mas vamos mesmo com Deus»? – pergunta. «Quero mesmo aquilo que Jesus nos disse: “Ide por todo o mundo” Ide?», realçou. «Estamos aqui para sair», continuou. «Uma Igreja em saída é uma Igreja que admira os outros. Não critica. Uma igreja que vê Deus no mundo», disse. É «cheia de misericórdia e acolhedora e deve estar em silêncio, pois quer descobrir Deus no seu coração. «Louvemos o Senhor pelo apelo de saída», disse. «Perguntem ao Senhor como podemos ser essa Igreja de saída», concluiu.

Bruno Máximo Leite

30 de Junho de 2014