Sé de Setúbal

DSC_0897

No passado dia 22 de Junho celebrou-se na Igreja de Santa Maria, em Setúbal, a bênção dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC).

Na ocasião, D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, lembrou que «a Igreja fica mais rica» com estes leigos aos quais foi dada a permissão de poder distribuir a comunhão aos fiéis, na Missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado que o possa fazer. Um serviço importante especialmente da ida aos doentes que em casa também comungam, e não se podem deslocar à Igreja. Nesta ordem de ideias o bispo apelou aos MEC que «ajudem a que se sintam como corpo, membros da Igreja».

«Pena de quem entra na Igreja não vai até ao sacrário e fica a conversar, ou vem comungar e vem distraído», comentou o prelado na sua homília, acrescentando que «a Eucaristia é capaz de transformar o mundo». Neste dia de Corpo de Deus o prelado lembrou que quando se faz uma refeição «é preciso preparar a mesa, comer, e depois de comer assimilar». «É preciso assimilar profundamente esta Eucaristia», disse, lembrando a importância da Eucaristia na vida do cristão como o Amor do próprio Deus. Pediu ainda a cada um que contemple o Senhor no seu coração e peça para nos dar mais fé.

Durante a tarde os novos MEC participaram em lugar de destaque na procissão diocesana de Corpo de Deus.

BML

30 de Junho de 2014