25 DE OUTUBRO DE 2014

JCF_7492

Revmºs Padres e Revº Diáconos, caríssimos irmãos em Cristo

A um mês da Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo nosso Bispo, D. Gilberto dos Reis, venho deste modo recordar algumas informações e atualizar outras, de modo a que todos possamos, atempadamente e em sintonia, nos dispormos e às nossas comunidades cristãs à participação na entrega deste ano nas mãos de Maria Santíssima, ano em que celebraremos os 40 anos da criação da nossa Diocese.

O horário é o seguinte:

09.45 – Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições;

10.00 – Terço do Rosário, também na Capelinha;

11.00 – Missa Internacional, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por

D. Gilberto dos Reis.

14.30 – Encontro, Adoração e Vésperas, na Basílica da Santíssima Trindade.

17.30 – Encerramento da Peregrinação.

O Coro ensaiará ainda a partir das 14.00 na Basílica da Santíssima Trindade. O Secretariado da Juventude e outros movimentos poderão ainda, nos tempos não ocupados por iniciativas comuns, elaborar alguma iniciativa mais particularizada.

O horário de encerramento da peregrinação é conjetural, pelo que os párocos devem ter em conta esta realidade e não fazerem sair as comunidades antes de efetivamente o prelado diocesano despedir todo o povo.

Recorda-se ainda aos párocos, por indicação do Senhor Bispo, que não é suposto celebrarem-se missas vespertinas paroquiais no Sábado, justamente para permitir a todos que estejam na Peregrinação Diocesana, a começar pelos próprios sacerdotes.

O preço dos autocarros é o que livremente for negociado por cada comunidade, de acordo com o que conseguiu, ao qual se juntará um pequeno contributo para suportar a edição do Guião da Peregrinação (onde estarão os textos das orações, das meditações, e os refrães dos cânticos a utilizar, entre outros) as faixas/lenços de tecido, identificadoras da Vigararia a que a paróquia pertence, e ainda para reforçar o Fundo Diocesano de Emergência social.

As cores das faixas das Vigararias são as seguintes:

SETÚBAL – amarelo

MONTIJO – verde

SEIXAL – vermelho

ALMADA – laranja

BARREIRO/MOITA – azul

SESIMBRA PALMELA – púrpura

CAPARICA – branco

A cada lugar em autocarro corresponde, em princípio, um guião e uma faixa, pelo que cada pároco deve comunicar o número de fiéis que leva em autocarro, de modo a receber os guiões e faixas atempadamente e em número adequado. Também devem pedir os guiões e faixas para as pessoas que viagem em carros particulares.

Os párocos devem indicar o número de guiões à Cúria Diocesana, pelos meios habituais, IMPRETERIVELMENTE até ao dia 3 de Outubro.

Questões eventuais que surjam podem ser tratadas através da Cúria Diocesana ou do correio eletrónico media.diocese.setubal@gmail.com

Sem outro assunto de momento, apresento-vos as maiores saudações em Cristo.

P. Francisco Mendes

26 de Setembro de 2014