Charneca de Caparica

igreja charneca

No mesmo dia em que celebrava o sétimo dia do falecimento do seu pároco, o Pe. Honório, a paróquia da Charneca recebeu e deu as boas-vindas ao Pe. José Pires Nunes, o sacerdote que assumirá a liderança da paróquia. Numa igreja cheia, D. Gilberto Reis, bispo de Setúbal, entregou as chaves da paróquia ao novo pároco e deixou palavras de incentivo para o trabalho pastoral que agora inicia.

Na homília, D. Gilberto começou por recordar o Pe. Honório, cujo sétimo dia do seu falecimento se celebrava nesse mesmo dia, louvando a Deus «pela sua dedicação de pastor até ao fim». Referindo-se ao trabalho do pároco, o bispo de Setúbal lembrou os «filhos bem-amados» que Deus lhe entregava em mãos. «É através do pároco que Deus guia o seu povo», recordou o prelado, que pediu ao povo presente na celebração que receba o novo pároco como «enviado de Deus e da igreja diocesana».

D. Gilberto Reis considera «bela» a tarefa dos sacerdotes. «O padre tem como missão fazer dos fiéis um povo mergulhado no amor de Deus, que tem por lei a caridade, por força animadora o Espírito Santo, e por missão anunciar a palavra de Deus em toda a parte», sustentou na homilia que preferiu.

O bispo de Setúbal considera que a vida na igreja é diferente da vida na sociedade, pois não agimos obrigados pelas leis, mas «por amor» a Deus. «Na igreja o que nos faz caminhar é o amor de Deus que está dentro de nós, não são as leis dos homens», disse, afirmando que este amor precisa de ser alimentado, «como uma fogueira que precisar de ir recebendo lenha para arder».

«Continuar a construir este povo santo» foi o desafio que o bispo deixou na sua homilia. «O mundo pode estar como estiver, mas nós temos de ser sempre profetas da alegria, da esperança e da reconciliação. O Mal nunca poderá ter a última palavra neste mundo, pois foi destruído pela morte e ressurreição de Cristo», lembrou D. Gilberto Reis.

Ao novo pároco, sacerdote da Companhia de Jesus, o bispo pediu que «tivesse sempre presente o espírito e o carisma de Sto Inácio de Loyola». «Peço-vos que o confiem a Nossa Senhora, como eu o faço, ela que ocupa o primeiro lugar ao lado de Cristo e nos ensina a ser este povo santo de Deus», exortou o prelado.

Novo pároco saúda «herança» dos antecessores

No final da celebração, e já depois de ter recebido das mãos do bispo as chaves da paróquia, o Pe. José Pires Nunes agradeceu a receção e saudou a «herança pesada» que recebia dos anteriores párocos. «Recebo do Pe. Sequeira o empenho em construir esta comunidade, as suas estruturas, e recebo do Pe. Honório esta dedicação à comunidade», disse, afirmando que «será com a minha fraqueza, pobreza e vontade de acertar no caminho de Deus que podem contar».

«Temos de viver na convicção de que em Jesus Cristo os caminhos se abrem e é com Ele que teremos de fazer caminho. Quero descobrir convosco este caminho de comunhão da Igreja e do povo de Deus, feito de amor e caridade», defendeu.

Lembrando que a diocese celebra neste ano pastoral 40 anos de vida, o Pe. José Pires pediu que «a lembrança da história desta paróquia, que tem sensivelmente a mesma idade da diocese, nos ajude no caminho a fazer», e concluiu pedindo a «oração» por ele e «pela missão que o Senhor me confiou».

No final da celebração, D. Gilberto Reis, o Pe. Pires e o Pe. Hermínio, que tinha estado a substituir o Pe. Honório nos últimos meses, devido à sua débil condição de saúde, estiveram no exterior a cumprimentar todos os fiéis, que fizeram questão de se apresentar ao novo pároco e desejar felicidades nesta missão que agora se inicia.

Ricardo Perna

26 de Setembro de 2014