Novo pároco toma posse

DSC_0265

No passado dia 14 de Setembro realizou-se na Igreja paroquial de São João Batista, em Vale de Milhaços, a tomada de posse do Pe David Caldas. Depois de 14 anos à frente da comunidade, o Pe Manuel Soares retira-se daquele trabalho pastoral.

Em dia solene da Exaltação da Santa Cruz, a comunidade de Vale de Milhaços recebeu de braços abertos o novo pároco. Depois de anos de ligação, o Pe Manuel Soares deixa a paróquia, passando a ser o capelão da Ordem Terceira Franciscana, na sua Fraternidade de Setúbal, e da Misericórdia da cidade sadina.

O sacerdote dirigiu-se à comunidade, no fim, pedindo perdão por alguma coisa que tenha feito menos bem e por muito que podia ter sido feito. «Fica nesta comunidade o melhor padre do mundo, se calhar estou a exagerar pois não conheço todos os padres do mundo», disse, divertido, acrescentando que o novo prior é o melhor padre que o bispo nomeou para Vale de Milhaços. O sacerdote enalteceu a sua juventude e expressou a sua certeza que a paróquia decerto que vai mudar para melhor com a vitalidade e dinamismo de um sacerdote novo.

O novo pároco, que desde logo começou por dar os avisos paroquiais com as suas primeiras providências, lembrou que quer começar a trabalhar para que a comunidade seja elevada formalmente à categoria de paróquia, já que ainda tem apenas o título de quasi-paróquia, e aflorou desde logo a data 24 de Junho, dia do padroeiro.

«É com muita alegria que hoje me reúno aqui convosco pela primeira vez como vosso quasi-pároco. Embora parecendo que venho de uma paróquia distante, da outra ponta da diocese, venho logo dali do lado, pois os portões da Herdade da Apostiça, no Castelo de Sesimbra, onde até ao passado Domingo fui pároco, abrem para esta quasi-paroquia na Rua Senhora do Cabo, na Verdizela», referiu.

O sacerdote lembrou que «receber uma paróquia, receber um novo quasi-pároco, não é fazer tábua rasa do passado, é continuar uma construção que sabemos que não é nossa mas do Senhor, procurando caminhos adequados ao tempo presente numa fidelidade a Deus e à Igreja». «Soluções antigas e novas onde Deus se torna presente, vivo e atuante», disse. Com caminho traçado, o Pe David Caldas falou ainda em se «encontrar na sociedade civil, no permanente respeito pelas competências e atribuições de cada um, parcerias que possam dignificar a vida de todos aqueles que habitam no território desta Quasi-Paroquia». «Teremos, certamente, muito trabalho, mas não estamos sozinhos para o realizar», referiu, sublinhando que existem 18 mil almas «que habitam na quasi-paróquia e nenhuma vai ser esquecida».

Construir a fé

A presidir esta cerimónia esteve o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, que antes de dar a posse e as chaves da quasi-paróquia ao Pe David Caldas, agradeceu ao Pe Manuel Soares a sua dedicação e fidelidade durante estes anos. «Agradeço também ao Pe David que sendo um sacerdote mais novo é diferente do cessante pois é um homem que vem com a mesma alma e disponibilidade de construir uma comunidade com a mesma fé», disse.

O prelado lembrou que «o padre está ao serviço da fé». «Que ele faça com que ela cresça e amadureça», pediu, acrescentando que «o padre está ao serviço da comunicação da fé e da construção de uma comunidade, em que toda ela viva e comunique a fé. «O padre não faz tudo mas é aquele que está à frente», salientou.

O prelado no final lembrou que é preciso sair fora do templo e ir ao encontro das pessoas. «Esta quasi-paróquia vai até à zona da Verdizela e é preciso lá chegar construindo naquele local uma comunidade», desafiou.

Bruno Máximo Leite

26 de Setembro de 2014