Tomou posse equipa sacerdotal

DSC_0713

A paróquia de Santa Maria do Barreiro recebeu no passado dia 21 de Setembro o seu novo pároco, Pe Rodrigo Mendes, que deixa o Seminário de Almada. O bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, presidiu à cerimónia, em que entrou também o novo vigário paroquial, Pe Tiago Pinto.

Depois de seis anos ao serviço da comunidade por parte do Pe Carlos Russo, atual pároco de São José, o Pe Rodrigo Mendes tomou posse em sua substituição. A igreja encheu para acolher o sacerdote que nos últimos anos serviu no Seminário de Almada como vice-reitor.

Padre da congregação do Filhos da Caridade, desde de muito jovem que teve uma ligação ao Barreiro. A fazer notar essa ligação estiveram presentes muitas das autoridades civis da cidade, nomeadamente o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, alguns vereadores e outros autarcas, bem como os representantes das duas cooperações de Bombeiros, da Polícia e da Marinha. Além destes representantes, era notória a presença de muitos amigos vindos do Lavradio e de outros pontos da cidade, bem como a sua família.

«Obrigado pelo excelente trabalho que fez no Seminário», disse o prelado ao sacerdote, acrescentando que «não veja isto como um chamamento de última hora, pois há muitos anos que foi chamado pelo Senhor». Pegando nas palavras do Evangelho do dia, lembrou que «este povo está aqui e pede que o ajude a construir uma vinha e que seja fermento de união».

Na homília o pastor da diocese referiu que «o padre é convidado a ser aquele que convida para todos virem para a vinha e a integrar-se», considerando que todos somos obrigados a chamar. «Todos somos chamados a chamar alguém para a vinha, na família, trabalho, na sociedade», afirmou.

Depois da homília, o Pe Rodrigo Mendes fez de novo a profissão de fé e renovou o seu juramento sacerdotal. Em sinal de tomada de posse o prelado entregou a chave da Igreja ao novo pastor daquela comunidade.

Na ajuda pastoral vai estar o Pe Tiago Pinto, recentemente ordenado sacerdote, e que também entra como Vigário Paroquial.

«Procurem Jesus»

No final o novo pároco agradeceu ao bispo a confiança depositada. «Não sou chamado de última hora, pois nem sequer peguei ao serviço», disse humoradamente, sublinhando «mesmo assim já estou a receber uma choruda recompensa». Saudou em primeiro a comunidade que os recebe e acolhe, pois disse sem ela nada é feito, bem como todas as autoridades presentes com quem espera trabalhar. Lembrou ainda o Seminário e todas as pessoas vindas de comunidades vizinhas.

«Tenho péssimas notícias, pois vou desiludir-vos, sou um homem que é limitado», referiu, uma vez que somos todos pobres e as pessoas vêm pedir aquilo que não tem. «Só não desiludimos se metermos em contacto com Deus», lembrou, sublinhando que vai tentar mostrar o caminho, a verdade e a vida que é Jesus. «Não procurem a mim, mas Jesus», disse, acrescentando que nesta nova missão vai precisar de apoio de todos.

Quem não esteve presente foi o anterior pároco que deixou uma carta, explicando que à mesma hora tinha trabalho pastoral na nova comunidade. «Faço os melhores votos de trabalho pastoral dos meus colegas, que os cristãos de Santa Maria os ajudem e agradeço os colaboradores que me apoiaram estes anos», leu o Pe Rodrigo Mendes.

No final da Eucaristia toda a comunidade, mas em especial grande parte de grupos e movimentos da paróquia, uniu-se num almoço partilhado.

Bruno Máximo Leite

29 de Setembro de 2014