Curso de Leitores

DSC_0989

No passado dia 11 de Outubro realizou-se no Santuário do Cristo Rei a primeira sessão do Curso de Leitores. Uma iniciativa promovida pela Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra (CDLMS).

Neste primeiro encontro o Pe Rui Rosmaninho, diretor da CDLMS, salientou o seu contentamento pelo número de participantes. «Nos últimos anos temos tido cerca de 30 e poucos elementos, e chegam ao fim cerca de metade, nesta sessão estão 62 leitores, pelo que acredito que chegue ao fim um número maior», referiu. O responsável disse ainda que se nota com esta participação o interesse por parte das paróquias em enviar os leitores para o curso. Esta Comissão disponibiliza este serviço anual de formação inicial (litúrgica, bíblica e prática) dos leitores da nossa Diocese, de modo a ajudar a concretizar o objetivo pastoral de consolidar, se existe, ou de criar, se não existe, um grupo organizado de leitores nas comunidades cristãs.

Esta primeira sessão teve como professor o Pe Daniel Nascimento falando durante o dia sobre o Antigo Testamento e a Dei Verbum, no Concílio Vaticano II.

Um dos participantes, Pedro Alves, da paróquia de Fernão Ferro, destacou a «importância desta formação». «O curso focou-se em temáticas interessantes, desde a importância que tem o leitor na comunidade cristã e o que é preciso para ser um bom leitor», partilhou, acrescentando ainda as «referências bíblicas foram referidas ao longo da formação para se perceber toda a essência do serviço de um leitor». «Saber ler bem não significa necessariamente que seja um bom leitor», disse, sublinhando que «um bom leitor tem de ser capaz de transmitir à assembleia que sente o que está a ler; bem como fazer com que a assembleia sinta o que está a ser lido».

A segunda parte deste curso decorrerá no próximo dia 8 de Novembro na Casa de Santa Rafaela Maria em Palmela, e a terceira parte, no dia 6 de Dezembro da parte da manhã, em Setúbal, na Sé.

BML

20 de Outubro de 2014