Mensagem à Diocese de Setúbal

monjas de belem

As Monjas de Belém irão abandonar em data próxima, mas ainda não determinada, o convento onde vivem desde 2001. É uma notícia muito triste para a Igreja de Setúbal mas que nos desafia a responder na oração, pedindo ao Senhor que faça frutificar na vida desta diocese o que foi semeado, bem como que nos conceda a grande graça de encontrarmos outra comunidade contemplativa que tenha disponibilidade para encarnar o carisma contemplativo na nossa Igreja. Em hora de despedida, eis a palavra que nos deixam:

Quinta de Calhariz, Outubro de 2014

A TODOS OS NOSSOS AMIGOS DA DIOCESE DE SETÚBAL, queremos expressar a nossa

profunda gratidão pelo amor evangélico com que nos acolheram e cuidaram desde o ano 2001.

O nosso OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO vai primeiramente dirigido ao Senhor Bispo D.

Gilberto, sempre tão atento e paternal connosco, e a todos os sacerdotes que, da sua parte, nos acompanharam e nos alimentaram com a Eucaristia assumindo com admirável dedicação o serviço do Mosteiro, que se acrescentava aos outros a eles confiados. Para com cada um sentimo-nos com uma dívida perpétua de oração.

A amizade e ajuda dos leigos também nunca será esquecida. Por cada um damos incessantes graças ao Senhor.

O nosso reconhecimento vai especialmente para os Senhores Duques de Palmela que nos

hospedaram generosamente durante treze anos e abriram as portas da sua Quinta a tantas pessoas que vieram visitar-nos, rezar connosco ou fazer um retiro nos locais do mosteiro provisório.

Depois de muitas tentativas para não ter de chegar a esta decisão, a nossa saída da Diocese é

inevitável e nós aceitamo-la simplesmente como a Vontade de Deus. Mas sair do território da

Diocese de Setúbal não é sair da comunhão espiritual que se teceu, não é cortar nem pôr um ponto final a uma belíssima relação em que a comunidade monástica foi ao mesmo tempo filha e mãe.

Nós desejamos uma continuidade. As pessoas que contam com a nossa oração poderão continuar a confiar-nos as suas intenções.

A Comunhão dos Santos, sobre a qual está alicerçada a vida contemplativa, não tem fronteiras e existe além dos limites diocesanos. Somos da Santa Igreja, somos de todos, somos vossas,

caríssimos irmãos e amigos.

As monjas de Belém, da Assunção da Virgem e de São Bruno

21 de Outubro de 2014